EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama: Fazenda no Piauí é multada em R$ 1 milhão por depósito de embalagens de agrotóxicos

Embalagens de agrotóxicos no lixão clandestino
Embalagens de agrotóxicos no lixão clandestino

A fiscalização do Ibama no Piauí multou em R$ 1 milhão e embargou atividades na fazenda Irmãos Peteck, que mantinha um lixão de embalagens de agrotóxicos a céu aberto em uma área de 1,5 hectares, no município de Baixa Grande do Ribeiro, a 600 km de Teresina. No local, milhares de embalagens de agrotóxicos eram jogadas próximo a cursos d´água, causando danos ao Meio Ambiente e oferecendo riscos à saúde da população.

O crime ambiental ocorreu em área de reserva legal averbada. Além das embalagens de agrotóxicos, no lixão clandestino havia lixo doméstico, restos de construção civil e também várias carcaças de animais, como suínos, bovinos, caprinos e ovinos, que confirmam a gravidade da contaminação provocada pela destinação inadequada das embalagens de produtos tóxicos. A licença ambiental da propriedade foi caçada.

carcaça de animal (suíno) no lixão clandestino
carcaças de animais (suínos) no lixão clandestino

Nos últimos cinco anos no Piauí, 90 estabelecimentos foram autuados pelo Ibama por degradação ambiental, 74 por poluição e 294 foram interditados. A autuação foi comunicada ao Ministério Público, que recebeu o relatório completo da ação, para providências no âmbito criminal. O autuado tem prazo de 20 dias a partir da data de autuação para apresentar defesa.

Letícia Pereira e Christian Dietrich
Ascom/Ibama
Fotos: Fiscalização Ibama/PI

[EcoDebate, 24/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.