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Artigo

A inserção curricular da disciplina educação ambiental nas escolas: trabalho sistemático, efetivo quanto a formação crítica, atitudinal e de consciência para as questões ambientais, por Ricardo Santos David

 

artigo

 

A inserção curricular da disciplina educação ambiental nas escolas: trabalho sistemático, efetivo quanto a formação crítica, atitudinal e de consciência para as questões ambientais, por Ricardo Santos David

Resumo
O objetivo deste artigo é destacar o debate, a discussão acerca de um possível diálogo entre o desenvolvimento sustentável (DS) e a Educação Ambiental (EA).

-se de compreendermos que os professores devem empenhar-se na busca da melhoria do planeta mediante a busca pela melhoria da qualidade de vida e pelas melhores condições ambientais via campo da Educação Ambiental. Contextos históricos que orientam e fundamentam os valores econômicos, sociais e culturais. A crise ambiental contemporânea reflete, por um lado, a crise decorrente da maneira como é concebido o conhecimento científico moderno e por outro, a existência de diferentes perspectivas de sustentabilidade, que evidenciam a ausência de um conceito hegemônico de natureza e sociedade, o que é próprio de um período de mudanças. Este estudo tem como objetivo buscar, em alguns autores, uma reflexão sobre a crise ambiental e do próprio conhecimento científico, consideramos as divergências em torno do atual debate sobre o conceito de sustentabilidade e das suas implicações nas diferentes práticas da educação ambiental. Enfim, a educação ambiental desperta no discente a consciência de preservação e de cidadania. O ser humano deve passar a entender, desde cedo, precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais. O ambiente onde o ser humano habita deve estar em equilíbrio com o lugar onde se vive. E assim, o educador, deve ensinar ao discente, da forma mais simples possível, uma os elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Sustentabilidade; Valores Éticos; Conscientização Social.

Abstract
The objective of this article is to highlight the debate, the discussion about a possible dialogue between sustainable development (DS) and Environmental Education (EA). It is a matter of understanding that teachers should strive to improve the planet by seeking to improve the quality of life and better environmental conditions through the field of Environmental Education. Historical contexts that guide and underpin economic, social and cultural values. The contemporary environmental crisis reflects, on the one hand, the crisis arising from the way in which modern scientific knowledge is conceived and, on the other hand, the existence of different perspectives of sustainability, evidencing the absence of a hegemonic concept of nature and society, which is Change. This study aims to seek, in some authors, a reflection on the environmental crisis and the scientific knowledge itself, we consider the divergences around the current debate about the concept of sustainability and its implications in the different practices of environmental education. Finally, environmental education awakens in the student the awareness of preservation and citizenship. The human being should come to understand, from an early age, must care for, preserve and that the future depends on the balance between man and nature and the rational use of natural resources. The environment where the human being lives must be in balance with the place where one lives. And so, the educator should teach the student, in the simplest possible way, a necessary elements to the learning of environmental issues.

Keywords: Environmental Education; Sustainability; Ethical Values; Social Awareness.

Autor:
Profº Dr. Ricardo Santos David
Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores e Psicologia Educacional: FCU – Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pela Uniatlantico. Especialista em Docência do Ensino Superior e Literatura. Redator e revisor de textos. Pesquisador no Centro de Estudos da Linguagem pela Uniatlantico – Espanha. E-mail: ricardosdavid@hotmail.com

** Para acessar o artigo, na íntegra, no formato PDF, clique no link:
170601 reflexaoea-1

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/06/2017

[cite]

 

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