EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Perseguição policial com meninos de 10 e 11 anos revela um Brasil hostil, artigo de Fernando Tadeu Marques

 

opinião

 

[EcoDebate] No início do mês de junho, o Brasil assistiu perplexo a uma perseguição policial, que não seria muito diferente de tantas outras, se os protagonistas não fossem duas crianças, uma com 10 e outra com 11 anos de idade.

Após invadirem um condomínio fechado e furtarem um veículo, foram perseguidos por policiais militares na região do Morumbi na capital paulista, sendo que durante a perseguição os menores perderam o controle do veículo e colidiram com um ônibus e, após troca de tiros com a polícia um dos menores, ítalo, foi baleado fatalmente.

Os dois meninos, segundo registros policiais, apesar da pouca idade, já ostentavam diversos registros em ocorrências como roubos, furtos e ameaças. Os pais do menino morto também têm condenações judicias. A mãe de Ítalo já cumpriu pena por diversos crimes entre eles furto e roubo, já o pai encontra-se preso por tráfico.

Cotidianamente vemos a crescente violência na capital e no interior paulista, muitas vezes protagonizada por menores, adolescentes e crianças, que estampam as páginas dos jornais, ou as manchetes dos grandes noticiários. Diante disso nos perguntamos: onde está o problema?

Ouço muitas pessoas se referirem a esses menores como “sementes do mal”, como pessoas que já nascem “bandidos”, e como consequência, clamam pela redução da maioridade penal! Bom, se pensam assim, provavelmente, seja pelo fato de não se incluírem no problema, como parte da sociedade, mas apenas se incluem como vítima.

Contudo, imaginem esses menores sob outro prisma, crianças nascidas em um ambiente hostil, com mínimas oportunidades, cercados e sofrendo violência, por vezes, de pessoas que deveriam lhe proteger, mas não o fazem. E assim crescem sem um apoio familiar, sem o mínimo e devido suporte que o Estado (esse corrompido, sujo, falido…) deveria prover! Então apenas pensem, poderia ser eu, você, ou outras pessoas que você ama.

Longe de dizer que os mesmos menores não devem ser punidos pelos seus atos, ao contrário, faz-se extremamente necessário existir uma forma de demonstrar que essas ações praticadas por eles, mais ou menos graves, devem ser coibidas e punidas.

No entanto, não podemos esquecer que essas crianças precisam da oportunidade de serem socializados para que possamos posteriormente, cobrá-los por seus atos, e então tentarmos reeducá-los.

Vamos apenas refletir… Depois de corrompidos por esse sistema injusto, hostil, sem valores algum, esses menores surgem para a sociedade apenas como menores infratores, mas antes disso, a sociedade nunca os enxergou.

Somos todos vítimas, inclusive eles.

Fernando Tadeu Marques é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas nas disciplinas Direito Penal e Direito Processual Penal. Mestre em Direito Penal.

 

in EcoDebate, 21/06/2016

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.