EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Resenha – Transporte, uso de energia e impactos ambientais: uma abordagem introdutória

 

Transporte, uso de energia e impactos ambientais: uma abordagem introdutória

 

Com ênfase na operação dos transportes, livro preenche lacuna na formação de engenheiros e mostra diretrizes para um planejamento eficiente de consumo de energia no setor

A queima de combustíveis fósseis no setor de transportes é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa, sendo responsável, em 2010, por 23% do total das emissões mundiais, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climática (IPCC), a mais importante organização científico-política de avaliação das mudanças climáticas no mundo.

A partir desse contexto, o professor do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), Márcio de Almeida D’Agosto, lança Transporte, uso de energia e impactos ambientais: uma abordagem introdutória, pela Editora Elsevier.

Com ênfase na operação dos transportes – associada ao maior consumo de energia e aos impactos ao meio ambiente – o livro preenche uma lacuna na formação de engenheiros e profissionais afins, que precisam entender a relação entre as vertentes apresentadas pelo autor. É indicado para as graduações em engenharia ambiental, civil com ênfase em transportes, engenharia de produção, engenharia urbana, engenharia da mobilidade e geografia, e também para alunos de cursos de formação de técnicos e de tecnólogos nos diferentes segmentos de atuação das engenharias.

D’Agosto inicia com uma visão introdutória sobre os transportes, matéria útil ao estudante que não teve qualquer contato preliminar com o tema. Conceitos relacionados à atividade, bem como seus elementos, sistemas e subsistemas são mostrados de forma detalhada por modo de transporte.

O autor segue com o planejamento, construção e desmobilização das atividades do transporte e os impactos ambientais associados. E a partir de conceitos fundamentais que relacionam o transporte e seus componentes ao trabalho, sob o enfoque termodinâmico, mostra diretrizes que possibilitam planejar para tornar os transportes mais eficientes em consumo de energia. Aqui, a possibilidade de escolha pelo uso de transporte não motorizado, individual ou coletivo ajuda a direcionar a eficiência energética no setor.

A obra traz uma visão específica sobre sistemas de propulsão e uso de energia concentrada no modo rodoviário, por sua importância na divisão modal dos transportes no mundo, além de considerar os modos ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo. D’Agosto aborda diferentes fontes de energia para os transportes e, em função das peculiaridades do caso brasileiro, destaca os derivados de petróleo, gás natural, etanol e biodiesel, com descrição de suas cadeias produtivas. Faz ainda um breve relato dos combustíveis do futuro.

A emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa, com os conceitos associados ao assunto e às suas especificidades, além dos impactos ambientais relacionados à poluição sonora, vibração, intrusão visual e geração de resíduos integram esse lançamento.

SERVIÇO

TRANSPORTE, USO DE ENERGIA E IMPACTOS AMBIENTAIS: uma abordagem introdutória
Editora: Elsevier
Formato: Impresso – 17×24 cm/Disponível também em e-Book
Páginas: 272
Preço: R$ 85,90

SOBRE O AUTOR:

Marcio de Almeida D’Agosto é engenheiro de transportes, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência e Tecnologia, além de avaliador da área de Engenharias I na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e Cultura. Professor Adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, acumula experiência na área de gestão de transporte de carga em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Atualmente tem como linhas de pesquisa: gestão sustentável do transporte rodoviário de carga, logística verde, gestão sustentável de cadeias de suprimento e transporte, energia e meio ambiente.

 

in EcoDebate, 14/08/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa