EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

‘Teses’ sobre junho de 2013, artigo de Montserrat Martins

 

Manifestação na Avenida Paulista dia 20 de junho de 2013
Manifestação na Avenida Paulista dia 20 de junho de 2013. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

[EcoDebate] Na época em que eclodia a primavera árabe, por acaso estava em Porto Alegre o Fernando Gabeira e ele apresentou numa palestra a tese da falta de alimentos na região como o fator subjacente àquele movimento, descrente do poder de influência das redes sociais no comportamento das multidões. Seria necessário um fator concreto, como a fome, para manifestações daquela magnitude.

Mais casualmente ainda, um pouco antes das manifestações de junho no Brasil, o mesmo Gabeira esteve novamente em Porto Alegre e na sua fala no Fronteiras do Pensamento manteve a mesma linha de raciocínio, de que só motivos concretos levariam a mudanças. Se mostrou descrente em mobilizações sociais no país, vendo aqui um povo acomodado, o que relacionou com a falta de investimentos em educação. Cito Gabeira ao acaso, pela coincidência de suas falas em momentos históricos recentes, mas sua linha de raciocínio era absolutamente majoritária entre os intelectuais brasileiros: tudo estava acomodado e redes sociais não vão às ruas.

A estabilidade econômica no país, com níveis de trabalho próximos do pleno emprego e melhores que os índices europeus, jamais poderia dar motivos para mobilizações sociais contestadoras. Para falar a verdade não foram só os intelectuais brasileiros que ficaram surpresos, os analistas internacionais também. Acostumados com movimentos em países em crise, como a Grécia ou a Espanha – cujos índices de desemprego ultrapassavam 25%, explicando facilmente suas turbulências sociais – os comentaristas internacionais também não sabiam como entender os movimentos de rua brasileiros.

Uma linha de raciocínio que surgiu rapidamente entre os governistas foi a de que os movimentos eram insuflados pela ‘direita’ para desestabilizar a coalizão de governo. Mas então como explicar os ataques aos grandes veículos da mídia e o susto dessa mesma grande mídia com aqueles movimentos? Caetano Veloso disse uma vez que no Brasil “os jornalistas são petistas e os donos dos jornais são tucanos”, mas nenhum desses grupos estava à frente desses movimentos, que aliás se proclamavam como não tendo líderes. A tese conspiratória incitava o medo a articulações em curso entre militares, mas o mais próximo disso que se viu foram ensaios de protestos de policiais militares por melhores salários.

A tese de que turbulências sociais são mera decorrência das econômicas não serviu pra explicar junho. A tese conspiratória também não. Na falta de novas candidatas a teses consensuais, ou pelo menos de “teses hegemônicas”, junho de 2013 permanece sem explicações e sem donos. Resta a hipótese de que não haja teses a fazer, sobre mensagens que foram claras em si mesmas: chega de aumentos de tarifas, queremos melhorias no transporte público, mais investimentos no SUS e menos no futebol, mais em educação, basta de corrupção – mensagens explícitas, que não requerem interpretações.

Por fim, fica uma indagação quanto à falta de protestos pelos problemas ambientais. Em 2013 o desmatamento cresceu cerca de 400%, depois da “flexibilização” do Código Florestal, que era rejeitada por 70% das pessoas em pesquisas de opinião. Mas o desmatamento contra a vontade popular não estava incluído nos protestos, o que talvez explique o pessimismo do Gabeira – um dos primeiros a levantar politicamente a bandeira ambiental – com as mudanças sociais.

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é Psiquiatra.

 

EcoDebate, 08/08/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa