EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O uso racional da Biodiversidade na produção de Óleos Essenciais

 

ÓLEOS ESSENCIAIS - Uma Abordagem Econômica e Industrial

 

Muitas fontes vegetais são cultivadas de modo agrícola-industrial para a colheita e extração de óleos essenciais, mas a principal origem destes está na vegetação presente em florestas e savanas encontradas ao redor do mundo. Sendo assim, não há como falar de óleos essenciais sem citar a Biodiversidade. Lançado pela Editora Interciência, o livro “ÓLEOS ESSENCIAIS – Uma Abordagem Econômica e Industrial” , além de divulgar dados econômicos sobre a indústria brasileira e o comércio exterior, apresenta a Biodiversidade com enfoque nos órgãos governamentais ou não, responsáveis pela normatização e discussão dos aspectos pertinentes ao uso racional da Biodiversidade.

A partir dessa ideia, o livro discorre sobre o que são óleos essenciais, sua origem vegetal e os compostos químicos neles presentes. Com linguagem simples e objetiva, o autor busca clarear o pensamento das pessoas sobre os esforços para o desenvolvimento de processos de extração ou a obtenção em laboratório de seus constituintes químicos, tratando das empresas que compõe essa indústria e detalhando quais suas principais características. Como óleos essenciais são amplamente usados por empresas alimentícias, de perfumaria e cosmética e farmacêuticas, atividades em que o controle da qualidade, boas práticas e efeitos adversos são de extrema importância, a publicação faz uma análise sobre os aspectos legislativos e sanitários abordados no setor.

Engajado no assunto, o autor apresenta pesquisa e desenvolvimento de novas fontes de matérias-primas vegetais, novos processos extrativos e desenvolvimento de novos produtos, além de uma visão econômica mais ampla da cadeia produtiva da indústria dos óleos essenciais e como as empresas protegem os conhecimentos gerados nos centros de pesquisa utilizando o sistema de propriedade intelectual.

A indústria brasileira é abordada em separado, com dados do setor das décadas de 1920 a 1980, mostrando como ela se desenvolveu. A partir de dados econômicos, também são discutidas à parte as atividades do comércio exterior e a necessária aplicação de taxonomias econômicas às atividades industriais e produtos fabricados pelas mesmas, em função das próprias atividades de comércio exterior.

Autor

Adailson da Silva Santos é Engenheiro Químico formado pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e iniciou suas atividades com os óleos essenciais no ano de 1999, movido pela curiosidade a respeito desse assunto, até então pouco familiar para o autor. Engajando-se em compreender os diversos aspectos que compõe o tema dos óleos essenciais, realizou pesquisa de dissertação de mestrado e de tese de doutorado sobre a indústria produtora e utilizadora destes compostos naturais. Atualmente, continua seus esforços no estudo e compreensão destas importantes matérias-primas vegetais. Este livro é fruto desta “Caminhada”.

Serviços
ÓLEOS ESSENCIAIS – Uma Abordagem Econômica e Industrial

Editora: Interciência
Ano: 2011
Edição: 1ª
Número de páginas: 374
Formato: 18×25 cm
Valor: R$ 92,00
ISBN: 9788571932654

Sobre a Interciência

Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos, científicos e universitários e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de quase mil títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 36 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende todo o território nacional, países da América Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações, acessar www.editorainterciencia.com.br ou ligar para 21.2581-9378.

Nota do Portal EcoDebate: Todos os livros eventualmente indicados ou recomendados no Ecodebate são previamente lidos e discutidos na nossa redação. A indicação ou recomendação apenas ocorre quando a divulgação da obra é justificável em termos de interesse público, quer seja técnico ou científico.

 

EcoDebate, 16/05/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa