EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Editorial

Por uma Economia pautada na ideia do decrescimento, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

 

população x pegada ecológica
Gráfico de José Eustáquio Diniz Alves

 

[EcoDebate] Enquanto a lógica do sistema econômico herdada dos ensinamentos da economia clássica estiver centrada na ideia do crescimento, a economia continuará cometendo o seu mais grave erro ao considerar os recursos naturais como algo infinito, ignorando os limites da biosfera no que tange à sua capacidade de prover recursos e absorver dejetos.

Romper com essa lógica dominante e buscar estabelecer uma economia pautada na ideia do decrescimento parece ser, a contento, a saída mais plausível para assegurar-se uma perspectiva de vida saudável num futuro próximo.

Fora isso, a economia deve “conversar” com a ecologia. A temática ecológica precisa, necessariamente, estar na agenda econômica de tal forma que não pode haver separação de diálogos e ações entre essas ciências.

Nesse pormenor, o tema mais relevante talvez seja discutir os limites do crescimento e a possibilidade de crescer sem agredir o meio ambiente; portanto, de prosperar economicamente sem fazer a economia se expandir. Até mesmo porque esse produtivismo/consumismo exagerados apresenta sérias consequências: esgotamento dos recursos energéticos (petróleo, gás, urânio, carvão) e degradação ambiental (efeito estufa, aquecimento global, perda da biodiversidade e poluição constante).

A busca pela preservação da qualidade de vida dos seres humanos passa obrigatoriamente pela adoção de um modelo econômico regido pela biosfera, incorporando a ideia central de fazer (produzir) menos com menos e, claro, consumir menos. O resultado disso? Menos produção econômica é sinônimo de menos poluição. Menos estrago ambiental é sinônimo de mais vida e ambiente saudáveis.

Torna-se cada vez mais insuportável manter um modelo econômico agressivo em termos de exploração de recursos naturais, dilapidador do meio ambiente, em troca de uma gama variada de produtos disponibilizados no mercado de consumo.

A dimensão-chave para isso talvez seja trocar quantidade por qualidade, mudando o discurso da busca de crescimento pelo desenvolvimento, à medida que o primeiro conceito representa expansão física da economia, ao passo que o segundo se refere à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em economia, o mais importante não são as mercadorias, mas sim as pessoas.

Para isso, a economia tradicional deve aceitar a premissa que o sistema econômico é parte – e não o todo – de um sistema maior, a biosfera. Sem sistema ecológico, não há economia. Não é mais possível continuar fazendo a economia crescer à custa da pilhagem do capital natural, diminuindo avassaladoramente o patrimônio natural. A insistência nesse modelo fará com que a própria economia diminua, num futuro próximo, à medida que a biosfera vai sendo completamente “enxugada” pela “máquina de produzir” da economia.

É certo que não há recursos em quantidades infinitas para o atendimento dos desejos de consumo ilimitados e expansivos. Atender esse consumo cada vez mais exigente de bens materiais é sacrificar substancialmente as bases da natureza. O exemplo do automóvel ainda é paradigmático. Se a sociedade chinesa, por exemplo, desejar ter o mesmo número de automóveis que tem a sociedade norte-americana, acabaríamos com o planeta em poucos dias. Apenas como único exemplo, para cada litro de gasolina queimado são necessários cinco metros quadrados de floresta durante um ano para absorver o CO2. Não há a menor condição física para isso.

O ponto mais relevante para a reversão desse modelo dilapidador da natureza, cuja “Pegada Ecológica” comprova que já ultrapassamos em 40% a capacidade deste planeta em nos prover recursos e absorver resíduos, está em estabelecer uma economia que leve prioritariamente em conta à sustentabilidade da Terra. E, para isso, o melhor a fazer é buscar o decrescimento da economia.

Nas palavras de Eric Assadourian, um dos diretores do WorldWatch Institute, dos EUA, quatro princípios devem ser seguidos para a consolidação da ideia do decrescimento, são eles: 1) Transformar a indústria do consumo, tornando a ideia da vida sustentável tão natural quanto à ideia de consumir; 2) Redistribuir os impostos, cobrando mais de indústrias que poluem, da publicidade (que fortalece o consumismo) e de quem ganha além do necessário para a sobrevivência básica; 3) Reduzir as jornadas de trabalho, dando às pessoas mais tempo, redistribuindo riquezas e gerando mais empregos; 4) Fortalecer a chamada “economia da plenitude”, em que as pessoas plantam mais para prover sua própria alimentação, cuidar de sua família e aprender novas habilidades.

É de fundamental importância mudar o paradigma dominante da economia tradicional que insiste no crescimento econômico como sinônimo de indicador supremo de prosperidade individual. Riqueza não está ligada à produção de mais bens e serviços pelos sistemas econômicos, assim como bem-estar não é sinônimo de acesso (consumo) às mercadorias.

A riqueza mais proeminente de uma nação é a preservação da saúde dos serviços ecossistêmicos; o bem-estar mais interessante que uma pessoa pode almejar é viver com plena qualidade. Dilapidar o patrimônio natural em nome da busca de modelos econômicos que priorizam o consumo supérfluo, tipo das economias ocidentais, é subestimar sensivelmente a qualidade de vida.

 

Marcus Eduardo de Oliveira, Articulista do Portal EcoDebate, é Economista. Especialista em Política Internacional – Universidade de São Paulo- (USP) prof.marcuseduardo@bol.com.br

EcoDebate, 25/04/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Por uma Economia pautada na ideia do decrescimento, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

  • Adorei o conteúdo e os insights que provoca.
    O primeiro erro a corrigir para não continuar e exigir tanto da ainda pródiga natureza é reduzir a “gula”, ou seja, se alimentar com qualidade, sem risco de gerar o crescente mal da “população obesa” e de “obesidade mórbida”; segue-se a adoção de uma consciência de se alimentar para uma vida saudável e não para satisfação de prazeres gustativos e dos beberes (etílicos ou refrescantes) e sim na medida mais próxima do exatamente necessário para “viver com saúde e toda a capacidade corporal e mental”, sem apêndices de hábitos culturais que não estão na essência do viver bem ou do bem viver!
    Experiência própria levou-me a abolir, de vez, toda e qualquer carne em minha alimentação, sigo as pegada de CO2 e dos agrotóxicos, evitando ou cortando de minha rotina alimentar todos os tipos de alimentos mais atingidos por contaminações de venenos usados nos cultivos ou absorvidos em solos contaminados. No qualitativo, meu corpo se sente bem melhor nesse patamar. No quantitativo, em que o comer mais se associa erradamente ao “comer bem”, desci para um patamar de “metade do de antes” até o piso de um terço. Não emagreço, pode parecer incrível! Também não engordo! Aos 79 anos tenho a mesma faixa de peso que tinha quando fiz o “Tiro de Guerra” (serviço militar). Claro é que não sou atleta…
    Onde e quando posso identificar origens por OGM ou contaminação mais acentuada corta a fonte. Não bebo água tratada em razão de conter o Flúor que danifica o centro de resistência (vontade) cerebral. Não bebo água dita mineral que venha contida em embalagem PET, muito menos os refrigerantes. Em razão da contaminação pelo BISFENOL-A. Não uso nada que provenha da soja porque, infelizmente, já a temos toda ela geneticamente modificada e submetida aos venenos que, então, se tornam obrigatórios.
    Penso que o azeite de oliva pode vir a ser uma adoção, um dia. Mas há uma frigideira, de marca famosa no mercado, que coze e frita sob efeitos de corrente de ar quente, sem óleo algum. Claro que consome energia será um consumo nobre sendo a invenção mais prática e saudável que os produtores de utensílios de cozinha criaram até agora. Vai contribuir para reduzir a pegada de CO2, também, pelo desuso do óleo, seja pela redução nas culturas de soja poluidoras que são monoculturas extensivas e intensivas, o que está dizimando a população das abelhas polinizadoras em todo o mundo colocando em risco toda a gama de vegetação alimentar que necessita da polinização para que se dê o fruto. O crescimento da produção de soja, sob esse modelo, no Brasil, é como que o desenvolvimento de um câncer ambiental que já vai pela via da metástase, depois do que pouco de bom restará.
    Perguntaram a um idoso de certa nação europeia famosa pela população de muitos velhos centenários. A resposta foi simples: manter o corpo e o cérebro ocupado com coisas sãs, e adotar a simplicidade e frugalidade alimentar.
    Cumprimento o articulista. Apoio, abono e assino embaixo.
    Hélcio Totino – Ativista Ambiental
    Membro da ONG PURO VERDE

Fechado para comentários.