EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

As novas administrações municipais e os resíduos sólidos, artigo de Antonio Silvio Hendges

 

lixo

 

[EcoDebate] Um dos principais desafios das próximas administrações municipais será a gestão adequada dos resíduos sólidos, indispensável à sustentabilidade, prevenção de passivos ambientais, saneamento básico de qualidade, ações eficientes de saúde pública e de inclusão social. Os municípios brasileiros têm dificuldades para gerenciarem seus resíduos sólidos adequadamente, principalmente pela falta de recursos financeiros e pouca capacidade técnica na gestão de seus serviços de limpeza pública, coleta seletiva, organização e tratamento adequados.

A aprovação dos planos municipais de resíduos sólidos individuais ou através da formação de consórcios intermunicipais facilitará a sustentabilidade ambiental e econômica, financiamento adequado, capacitação técnica e gerencial dos recursos humanos envolvidos, possibilitando a inclusão social local ou regional através da formação de cooperativas e associações de trabalhadores em reciclagem (catadores), indispensáveis na implantação da logística reversa e da responsabilidade compartilhada prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010 e Decreto 7.4040/2010). A participação comunitária, informação e controle social também são atitudes que as próximas administrações municipais podem incentivar, organizando os cidadãos para a coleta seletiva, a responsabilidade compartilhada e a colaboração com as cooperativas, dinamizando as economias locais através da geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

A erradicação dos lixões e a recuperação destas áreas prevista para 2014 será uma das grandes realizações que as próximas administrações podem deixar como contribuição ao presente e futuro sustentável do país. A organização e previsão de incentivos e medidas indutoras à racionalização, redução, reutilização e reciclagem (4 Rs) dos resíduos sólidos do consumo, processos produtivos, comércio, transporte e das próprias administrações municipais pode ser uma fonte importante de transformação em lucros e arrecadação de um passivo de difícil equacionamento.

A aprovação da política municipal de resíduos sólidos, o estabelecimento de departamentos ou secretarias específicas relacionadas ao meio ambiente, a fiscalização adequada e a implantação de um sistema municipal de informações sobre a gestão dos resíduos sólidos são instrumentos fundamentais para que os municípios tenham uma gestão adequada, inclusive com a possibilidade de buscarem recursos para o financiamento das atividades de limpeza pública. O Ministério do Meio Ambiente através da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano é o principal articulador institucional da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Antonio Silvio Hendges, Articulista do Portal EcoDebate, é Professor e jornalista. Analista em Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos. Email: as.hendges@gmail.com e cenatecltda@gmail.com

EcoDebate, 30/10/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa