EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

A partir do dia 3 de março, o Museu da Vida oferece o ciclo de atividades ‘Vida de Inseto’ em Manguinhos

 

A partir do dia 3 de março, o Museu da Vida oferece um ciclo de atividades sobre o mundo dos insetos no campus da Fiocruz, em Manguinhos. Vida de Inseto – que integra o projeto Uma exposição sobre a Biodiversidade brasileira, apoiada pelo CNPq – crianças e adolescentes serão estimuladas a conhecer o papel desses animais no meio ambiente.

O Museu da Vida oferece um ciclo de atividades sobre o mundo dos insetos no campus da Fiocruz, em Manguinhos, a partir de março. Em Vida de Inseto – que integra o projeto Uma exposição sobre a Biodiversidade brasileira, apoiada pelo CNPq – crianças e adolescentes serão estimuladas a conhecer o papel desses animais no meio ambiente.

Realizada pelo Museu e desenvolvido com a colaboração e consultoria científica do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a iniciativa tem como objetivo fazer com que o público explore espécies da fauna brasileira e entenda sua importância. Serão abordados temas como características, inseto e doenças, como se localizam e exploram o meio, como se alimentam, entre outros.

“Em geral, a gente faz uma associação dos insetos a questões ruins, como causadores de nojo, medo ou doenças. Vida de inseto busca uma outra abordagem, instigando o visitante a pensar sobre como o mundo é visto do ponto de vista desses minúsculos animais”, diz Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida. Ela completa: “A iniciativa se insere em uma perspectiva de destacar a grande biodiversidade existente no campus onde está a Fiocruz, um oásis ‘verde’ na poluída Avenida Brasil”.

O ciclo Vida de Inseto – promovido no gramado do espaço Tenda da Ciência – começa no dia 3 de março e prossegue até 31 de julho, sempre de terça a sexta-feira, das 9 às 16h30 (com agendamento). No sábado, o público confere das 10 às 16 horas (com visita livre).

Algumas atividades do programa:

Dissecação de insetos – Irá abordar de forma divertida e interativa a estrutura dos insetos, com diferentes ênfases como sua sobrevivência e adaptação ao meio. Diferentes espécies de insetos serão usadas.

Insetos esquisitos – O visitante será estimulado a fazer uso de sua criatividade e imaginação a meter a mão na massa na elaboração de seu próprio inseto com materiais reciclados. Vários tópicos serão abordados como as características gerais dos insetos que os fazem integrar o grupo dos artrópodes.

Hora do lanche…dos insetos – Nessa atividade será possível entender melhor como se organizam e se alimentam diversas espécies de insetos. O visitante também poderá participar da preparação de pratos divertidos com grandes especialidades para…os insetos.

De olho nos insetos – Imagem de inseto da semana. Com informações sobre ele.

Asas pra que te quero – Atividade irá explorar as características dos insetos por meio da observação das asas de diferentes espécies em microscópio.

Investigação entomológica – O visitante poderá fazer uso de suas habilidades para mapear a área e descobrir quais insetos ocupam um determinado local.

Histórias para contar – Atividade de animação com insetos de massinha.

Quem mora aqui? – Serão explorados os diferentes tipos de insetos e ambientes, inclusive em ambiente aquático.

Insetos do meu jardim – Atividade incluirá a relação entre plantas, flores e insetos. De maneira diverta, essa e outras questões, como a biodiversidade e o papel dos insetos na agricultura, serão exploradas, enquanto o visitante participa de todo o processo de plantio de mudas.

Corrida de baratas – O objetivo dessa divertida brincadeira é a descoberta de informações sobre esses insetos.

Caminhadas ecológicas – A atividade vai promover visita guiada com profissionais da área de biologia em diferentes percursos nas trilhas no campus da Fiocruz.

Serviço:

Título: Vida de Inseto
Data de início: 3 de março até 31 de julho. Grátis.
Público: Crianças e adolescentes.
Local: Campus da Fiocruz em Manguinhos – gramado da Tenda da Ciência
End.: Av. Brasil, 4365 – perto da passarela 6.

Visitação: terça a sexta-feira, das 9 às 16h30. No sábado, das 10 às 16 horas.

Agendamento: (21) 2590-6747

E-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br

Reportagem de Haendel Gomes, da Agência Fiocruz de Notícias, publicada pelo EcoDebate, 02/03/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa