EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Autoridades do Rio fecham dez lixões clandestinos às margens da Baía de Guanabara, em São Gonçalo

 

Autoridades do Rio fecham dez lixões clandestinos às margens da Baía de Guanabara, em São Gonçalo

Autoridades do Rio fecham dez lixões clandestinos às margens da Baía de Guanabara, em São Gonçalo

Megaoperação conjunta reuniu agentes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais; órgão da Secretaria de Estado do Ambiente), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Batalhão Florestal da PM e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)

Em meio a milhares de urubus, cerca de 300 porcos e toneladas de lixo fétido exposto a céu aberto, sem qualquer cuidado ambiental, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, participou hoje (8/12) de blitz ecológica que fechou dez lixões clandestinos em Itaoca, distrito do Município de São Gonçalo, às margens da Baía de Guanabara.

O administrador do vazadouro de lixo de Itaoca, Marcelo Souza Viana, acabou preso, sendo autuado por crime ambiental. Apesar de ter licença ambiental para funcionar, o vazadouro – que recebe lixo comum e hospitalar – estava operando irregularmente, pois parte do seu chorume estava vazando através de um valão para a Baía de Guanabara, atingindo o manguezal da região.

O vazadouro deverá ser fechado em 2012, quando deverá ser inaugurado aterro sanitário em São Gonçalo. Minc lembrou que o chorume do vazadouro deveria estar sendo encaminhado para estação de tratamento da empresa Águas de Niterói, para ser processado. “Mas estava sendo jogado em uma APA federal. O chorume está secando e danificando o manguezal”, afirmou.

Tantos o vazadouro quantos os lixões clandestinos funcionavam dentro da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, que abriga uma das últimas grandes formações de mangues da Baía de Guanabara. Para impedir a entrada de caminhões com lixo extraordinário na região dos lixões, dois valões foram escavados, por escavadeiras, na estrada de terra de acesso.

A megaoperação conjunta reuniu agentes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais; órgão da Secretaria de Estado do Ambiente), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Batalhão Florestal da PM e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

Os fiscais do governo e policiais civis e militares chegaram aos lixões em Itaoca bem cedo pela manhã, cercando o local e tomando todos os cuidados de segurança possíveis, já que a região, infestada de traficantes de drogas, é perigosa. Com a chegada das equipes de policiais, vários traficantes fugiram.

“Era uma área de difícil fiscalização, mas agora com a PM e a Polícia Civil, junto com os fiscais do Instituto Chico Mendes, que administra a APA, os fiscais do Inea poderão entrar na área para impedir novos despejos criminosos de lixo”, disse o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone.

“O objetivo principal da operação de hoje foi proteger o manguezal de Guapimirim, que ajuda a regenerar toda a cadeia alimentar da Baía de Guanabara. É o principal ecossistema que protege a baía, e estava sendo invadido e desmatado, e ainda por cima com 300 porcos em cima”, disse Minc.

Texto de Ronie Lima, da SEA/RJ, publicado pelo EcoDebate, 09/12/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa