EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Brotas de Macaúbas quer resgatar sua história, artigo de Thais Barreto

 

Enquanto se discute a eficiência da Comissão da Verdade proposta pelo governo, a cidade do interior baiano torna-se pioneira na exumação da história sobre seus mártires.

Enquanto se discute a eficiência da Comissão da Verdade proposta pelo governo, a cidade de Brotas de Macaúbas, na Bahia, torna-se pioneira na exumação da história sobre seus mártires. A celebração dos 40 anos da morte de Carlos Lamarca e do seu companheiro Zequinha Barreto mobilizou a população local, cidades vizinhas e contou com a presença de autoridades do cenário político brasileiro.

O evento acontece há pouco mais de 10 anos por iniciativa de Dom Luiz Flávio Cappio. Ganhou força a partir de 2009 com a participação de políticos que iniciaram uma mobilização pela mudança sócio-cultural, transformando o dia 17 de setembro em feriado municipal. Desde então, as atividades giraram em torno de reconstituir os fatos, busca de novos depoimentos. Um convite àqueles que, por medo, jamais puderam falar do que testemunharam.

A iniciativa propõe não só o resgate, mas uma mudança no tratamento dos que lutaram contra a ditadura militar no Brasil. O secretario estadual de Cultura da Bahia, Antonio Albino Canelas Rubim, destacou que Brotas de Macaúbas, tendo acesso a outra versão da história, está estabelecendo um processo de mudança cultural, ao incluir uma nova denominação a Zequinha e Lamarca, que antes eram chamados de terroristas.

Para muitos ainda são, mas o objetivo principal é simplesmente esclarecer à população de onde veio o terror. Nilmário Miranda, ministro dos Direitos Humanos durante o governo Lula, contou como foi quando esteve frente a frente com o delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos mais temidos torturadores. Destacou-se nos trabalhos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) em São Paulo chegando à chefia do “Esquadrão da Morte”.

O Dops tinha a função de reprimir quaisquer manifestações populares e utilizava-se da tortura para arrancar informações que levassem a outros participantes. “Você sabe quem eu sou? (fazia a mesma pergunta a vários presos) fui eu quem matou o Bacuri (Eduardo Leite), fui eu quem matou o (Carlos) Marighella. Se você não contar, vai conhecer a sucursal do inferno”, relatou Nilmário.

Os militares, com a liderança do major Nilton Cerqueira e a participação do delegado Fleury, enviaram tropas para realização da Operação Pajussara. Chegaram ao povoado de Buriti Cristalino no dia 28 de agosto de 1971. Olderico Barreto, irmão de Zequinha, também compartilhou alguns de seus momentos de tortura, conheceu ali sua resistência para não abrir nenhuma informação. Perguntavam ininterruptamente onde estava o Lamarca.

O barulho dos helicópteros e a presença das metralhadoras ficaram na lembrança da população. A maioria tem medo até hoje. Quanto a Zequinha, não entendiam porque aquele rapaz de voz serena, que se juntava com amigos para tocar violão, acabou sendo caçado feito bicho.

O evento mobilizou alunos a escreverem redações. Muitos diziam nunca terem ouvido falar do assunto. Partiram para pesquisa e houve 300 inscritos no concurso de redação. Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram premiados. A iniciativa soma entre os instrumentos do convite ao interesse por mais detalhes da história.

A Pintada, município de Ipupiara, vizinho de Brotas, foi o local do assassinato de Lamarca e Zequinha no dia 17 de setembro de 1971. A área foi adquirida por uma cooperativa fundada por Olderico e doada para construção do Memorial dos Mártires. O trabalho foi iniciativa do bispo de Barra (BA), Luiz Flávio Cappio.

Dom Luiz utilizou recursos próprios para construção do Memorial. Ainda falta o acabamento e ele pediu publicamente ajuda dos políticos presentes durante o evento. A cada família das vítimas será requisitada a exumação dos corpos de Lamarca, Zequinha, Otoniel Barreto (irmão de Zequinha) e Luiz Antônio Santa Bárbara.

A Comissão da Verdade

Na composição do governo brasileiro existem várias pessoas que sabem exatamente como eram os chamados “anos de chumbo”. A Comissão da Verdade foi colocada em pauta, mas falta-lhe algum respaldo, pois representantes de associações de ex-presos e perseguidos políticos, de grupos de familiares de vítimas da ditadura militar e outras entidades exigem modificações no texto que está para ser votado nesta quarta-feira (21).

Não há como ignorar o poder do conservadorismo. As contradições no processo de constituição da democracia pós-64 aparecem desde a Lei da Anistia. Quanto ao texto da Comissão, manifestantes questionam cláusulas as quais determinam que dados e informações apurados pela Comissão continuem com acesso restrito. Além disso, exigem que o relatório final apure violações e crimes cometidos. “É preciso da memória para se fazer justiça social”, disse Nilmário.

Colaboração de Tita Barretto, para o EcoDebate, 26/09/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa