EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fiscalização da Anvisa interdita 370 mil litros de agrotóxicos na empresa Nortox S.A.

Cerca de 370 mil litros de agrotóxicos interditados. Esse é o resultado da fiscalização realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na fábrica da empresa Nortox S.A, em Arapongas (Paraná), ao longo da semana passada.

Entre os produtos interditados estão os agrotóxicos Cipermetrina Nortox 250 CE e Tebuco Nortox. Nos dois casos, fiscais da Agência constataram alterações nos componentes da formulação dos produtos. “Com isso, esses agrotóxicos eram comercializados com composições diferentes das autorizadas pelo Governo Federal”, explica o diretor da Anvisa,  Agenor Álvares.

Além disso, a Nortox S.A foi autuada por produzir o produto Endossulfan Técnico Nortox, no período entre 2 de fevereiro de 2009 e 29 de junho de 2010, de forma diferente daquela autorizada pela Anvisa. Por ser considerado um agrotóxico extremante tóxico, e ter o uso associado a problemas reprodutivos e endócrinos em trabalhadores rurais e na população, o endossulfan será banido do mercado brasileiro a partir de 31 de julho de 2013.

Kit

Outra irregularidade identificada pela Anvisa na fábrica da Nortox S.A foi a comercialização de um kit que combina dois agrotóxicos – o Combine 500 SC da empresa Dow AgroSciences e a Hexazinona Nortox, sugerindo a mistura em tanque, sem autorização ou estudos que comprovem a segurança de tal prática.

Os agrotóxicos utilizados no denominado “Kit Combinado” foram interditados. A empresa Dow AgroSciences, responsável por um dos produtos utilizados composição, também foi autuada pela Anvisa.

Apesar do aperfeiçoamento dos controles de produção,a empresa ainda foi notificada pela Anvisa a efetuar ajustes em algumas formulações de agrotóxicos. “Podemos comprovar que as fiscalizações da Anvisa tem tido um forte caráter pedagógico, em função dos aperfeiçoamentos e melhorias que começam a ser identificados nas empresas fiscalizadas. Esperamos que as irregularidades diminuam trazendo maior segurança deste produtos à saúde”.  Caso sejam comprovadas as irregularidades, a Nortox S.A poderá pagar multa de até R$ 1,5 milhão por irregularidade encontrada.

Adulteração

Agrotóxicos são produtos com alto risco para saúde e meio ambiente e, por isso, sofrem restrito controle de três órgãos de governo: Anvisa, Ibama e Ministério da Agricultura. De acordo com o diretor da Anvisa, José Agenor “alterações na fórmula desses produtos aumentam significativamente as chances do desenvolvimento de diversos agravos à saúde, como câncer, toxicidade reprodutiva e desregulação endócrina em trabalhadores rurais e consumidores de produtos contaminados”.

Box: Produtos interditados

 

Produto Cultura autorizada
Cipermetrina Nortox 250 CE Algodão, arroz, batata, café, citros, feijão, mandioca, milho,soja e tomate
Tebuco Nortox Algodão, alho, aveia, batata, café, cebola, cevada, feijão, soja, tomate e trigo
Combine 500 SC (Empresa Dow Agroscience) Cana-de-açúcar
Hexazinona Nortox Cana-de-açúcar

 

Fonte: Anvisa

EcoDebate, 01/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “Fiscalização da Anvisa interdita 370 mil litros de agrotóxicos na empresa Nortox S.A.

  • Por que a ANVISA nao faz os mesmos controles na fàbrica da NUFARM do BRASIL em Maracanaù(CE)? O oriduto NUFARM 2,4-D utilizado na Terra do Meio (PA) tinha sido adulterado com dessecante para transformà-lo em desfoliante. Quem fez eata mixtura? O que colocou? Se for algo semelhante na sua composiçao quìmica ao 2,5-T estariamos na presença das mesmas dioxinas que estavam no “Agente Laranja” do Vietnam. Jà denunciamos isso mas até hoje as Autoridades que deveriam controlar formulaçao e uso nao recolheram o resto dos produtos adulterados que ainda se encontram na Terra do Meio. Padre Angelo Pansa- Delegado ICEF

  • anderson bastos

    Na ultima quinta feira dia 09 06 2011 houve um principio de incêndio na nufarm num produto chamado dimetoato logo o odor espalhou -se chegando ate o conjunto novo Maracanaú e conjunto Acaracuzinho , o odor era tão forte que funcionários da esmaltc empresa vizinha saíram todos para fora da empresa, o caso foi abafado pela a diretoria e funcionários foram ameaçados para que não falacem nada pois a empresa poderia pagar multas faço um apelo aqueles que lerem esse texto passem para frente divulguem pois não podemos mais viver assim ameaçados por um grupo de pessoas que não ligam para a saúde dos outros e nem para o meio ambiente.

Fechado para comentários.