EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Liminar suspende reavaliação de componentes de 99 agrotóxicos

Elza Fiuza/ABr

Brasília – A reavaliação de componentes de 99 agrotóxicos foi suspensa por liminar obtida por fabricantes. Tomate, alface e morango são os alimentos mais contaminados por defensivos agrícolas, segundo a Anvisa

Brasília – A reavaliação de nove componentes de 99 agrotóxicos registrados no país foi suspensa por liminar divulgada ontem (14) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão judicial foi conseguida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) junto à 13ª Vara Federal do Distrito Federal. Por Danilo Macedo, da Agência Brasil.

O programa de reavaliação de agrotóxicos executado pela Anvisa prevê, ao todo, a revisão de estudos e dados científicos de 14 componentes de 235 agrotóxicos. A ação, realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, visa identificar as substâncias danosas à saúde dos agricultores que as manipulam e da população que consome produtos de origem vegetal tratados com esses produtos.

A liminar, expedida pelo juiz substituto Waldemar Cláudio de Carvalho no início do mês, traz algumas acusações do Sindag contra as reavaliações realizadas pela Anvisa. O sindicato alega que não existem regras transparentes que garantam a ampla defesa, na medida em que seus filiados desconhecem a motivação do procedimento. Além disso, o programa de reavaliação teria “potencial para impedir ou restringir a produção de agrotóxicos já devidamente registrados nos órgãos competentes pelas empresas filiadas ao Sindag”.

Em nota da Anvisa, o gerente-geral de Toxicologia, Luiz Cláudio Meirelles, afirma que a agência tentará reverter a decisão no “prazo mais breve possível”. Em abril, outra decisão judicial proibiu a publicação de nota técnica com os resultados da reavaliação do ingrediente ativo acefato, utilizado na fabricação de 19 agrotóxicos.

Segundo a Anvisa, diferentemente do registro de medicamentos e de outros produtos que passam por avaliação sanitária, que têm validade de cinco anos, o de agrotóxicos possui prazo indeterminado. Dessa forma, “a revisão dos dados toxicológicos somente pode ocorrer durante o processo de reavaliação”.

A agência informa que grande parte dos 14 componentes incluídos no processo de reavaliação “já foram foram banidos ou sofreram severas restrições de uso” em países da Comunidade Européia e nos Estados Unidos por representarem riscos à saúde humana. O Sindag diz que o processo executado pela Anvisa está “precariamente” regulamentado e dá “margem a dúvidas e equivocadas interpretações”.

[EcoDebate, 15/07/2008]

One thought on “Liminar suspende reavaliação de componentes de 99 agrotóxicos

  • Manoel Eduardo Tavares Ferreira

    Mais uma vez, a criminosa industria de Agrotóxicos a maioria multinacionais, tenta continuar distribuindo os seus “venenos”, muitos deles já proibidos no exterior, e que contribuem cada vez mais para o desiquilibrio ecológico da agricultura, a contaminação ambiental e a contaminação dos trabalhadores rurais e principalmente os consumidores que recebem a cada dia uma dose comulativa de substancias tóxicas nos alimentos, que oportunamente vão produzir cancêr e outras doenças degenativas.
    Quando o poder judiciario vai defender a saúde da população em detrimento do interesse economico?

Fechado para comentários.