EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação do Ibama apreende 800 m3 de madeira serrada em Belém, no Pará

Operação do Ibama apreende 800 m3 de madeira serrada em Belém, no Pará

Fiscais da Superintendência do Ibama em Belém apreenderam nesta segunda-feira (11/01) cerca de 800 m³ de madeira serrada, durante o primeiro dia da “Operação Quintal”, realizada na área portuária da capital do estado. Dentre as espécies comercializadas sem a licença ambiental estavam essências amazônicas como quaruba, angelim, cupiúba e mandioqueira. Toda a madeira ilegal, ao final do processo, será doada para instituições beneficentes, além de usadas na construção de casas populares e em reformas de escolas.

“Esses estabelecimentos armazenavam e vendiam madeira irregularmente há muitos anos. Elas já estavam notificadas pelo Ibama a se regularizar desde 2005, mas não tomaram nenhuma providência para se adequar à legislação ambiental. Com essa operação estamos limpando o quintal da nossa própria casa”, diz o Assessor de Gabinete do Ibama em Belém, Leandro Aranha.

Concentrados na Avenida Bernardo Sayão, no coração da capital, os empreendimentos fiscalizados são os principais fornecedores de madeira para a construção civil em Belém. “A origem ilegal faz com que o preço final seja bem mais baixo do que o do produto lícito. O setor de construção civil se abastece dessa madeira, geralmente fruto de desmatamento, e lucra às custas do crime ambiental”, explica Aranha.

A “Operação Quintal”, que acontece com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental, não tem data para terminar. A ação visa não só a fiscalização do comércio ilegal de madeira, mas também reprimir outros ilícitos ambientais, como o desembarque de fauna silvestre e a pesca ilegal.

Texto de Nelson Feitosa, Ibama, publicado pelo EcoDebate, 13/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.