EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa indica que ceticismo sobre aquecimento global aumenta entre população dos EUA

Aquecimento na superfície terreste a contar de 1850
Aquecimento na superfície terreste a contar de 1850

Os cidadãos norte-americanos acreditam cada vez menos que o aquecimento global seja um problema grave e que existam provas concretas que o fenômeno está ocorrendo, revelou uma pesquisa nesta sexta-feira (23).

Realizada pelo Centro de Pesquisas Pew, o trabalho indicou também que, para grande parte dos norte-americanos, o tema da mudança climática não deveria ser uma prioridade para o governo –mesmo quando a maioria não se opõe à aplicação de normas às emissões de gases poluentes. Reportagem da Agência EFE.

A pesquisa mostra que apenas 35% consideram que o aquecimento global e a mudança climática é um problema sério, 9% menos que em abril do ano passado.

Já 57% acreditam que existem provas sólidas que a temperatura do planeta aumentou nas últimas décadas. Na mesma enquete do ano passado, 71% dos consultados assinalaram estar convencidos de que o fenômeno estaria ocorrendo.

A enquete revelou que 36% manifestaram acreditar que o aumento das temperaturas seja resultado da atividade humana, 9% menos que no ano passado.

No entanto, apesar do ceticismo que revela a enquete, o Centro Pew indicou que 50% estariam de acordo que se aplicasse uma política para limitar as emissões poluentes, enquanto 39% estariam contra uma medida desse tipo.

A pesquisa ouviu 1.500 norte-americanos adultos entre 30 de setembro e o 4 de outubro desse ano.

Reportagem da Agência EFE, na Folha Online.

EcoDebate, 24/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

3 thoughts on “Pesquisa indica que ceticismo sobre aquecimento global aumenta entre população dos EUA

  • Olá!
    Infelizmente noto um viesamento na notícia.
    Na realidade, o número crescente de pessoas são os de que acreditam que o “Aquecimento Global” não é causado principalmente por emissões antrópicas.
    O “problema” não tem sua principal forçante nas emissões de CO2 humanas, mas nas somas das atrividades solares, vulcões e finalmente seres humanos.
    1 vulvão ativo por 1 ano emite mais poluentes do que a soma das emissões de todos os carros dos EUA durante 10 anos, para se ter idéia.
    O termo “Aquecimento Global” virou um mantra para resolver problemas de mercado e controle de produtividade e recursos naturais.

    Como já falo sobre isso em meu Blog, gostaria de me disponibilizar para um debate:

    Somos Carbono
    http://mateusteixeira.wordpress.com

Fechado para comentários.