EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama flagra uso de agrotóxico ilegal em Mato Grosso do Sul

Ibama flagra uso de agrotóxico ilegal em Mato Grosso do Sul

Fiscais do Departamento de Proteção Ambiental do Ibama em Mato Grosso do Sul flagraram o uso de agrotóxico ilegal na fazenda Paraíso no assentamento Itamarati I em Ponta Porá, na fronteira com o Paraguai.

O arrendatário da Fazenda foi multado em R$150 mil por descarte incorreto das embalagens de agrotóxico e por tentar encobrir a ilegalidade do material queimando as embalagens do produto.

A fiscalização na região da Fazenda Itamarati está sendo feita há mais de um mês e recomeçou nesta semana. A operação denominada Guaicurus do Ibama MS também flagrou desmatamento ilegal dentro da reserva do assentamento. Uma quantidade ainda não calculada de madeira estava sendo extraída ilegalmente da reserva, que fica numa área remanescente de bioma associado à Mata Atlântica, existente na região de fronteira com o Paraguai. O Ibama têm um cuidado especial com as últimas áreas remanescentes desse bioma em Mato Grosso do Sul.

Parte da madeira ilegal foi apreendida pelos fiscais há um mês e está sob a guarda do exército na região. Até agora a fiscalização não terminou de calcular a quantidade de madeira extraída ilegalmente, porque o desmatamento seletivo estava sendo feito numa grande área espalhada pela reserva legal. Durante os primeiros dias da operação Guaicurus, o Ibama junto com o apoio do Exército retirou mais de 3 caminhões de madeira derrubada na reserva. A fiscalização do Ibama calcula que esse montante seja apenas 30 por cento da madeira derrubada encontrada pelos fiscais dentro do assentamento Itamarati. Por isso, a operação foi retomada nessa semana.

Texto de Mariza Pontes de Oliveira, Ibama/MS e fotos da Fiscalização Ibama/MS, publicados pelo EcoDebate, 12/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.