EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Guiana Brasileira

 

artigo de opinião

O humor redime. O humor é essencial na “sociedade de massas” que vivemos

Artigo de Montserrat Martins

Portugal foi anexado pelo Brasil e agora se chama Guiana Brasileira, passando a ser o 28º estado brasileiro. Aprendi isso na rede social que mais cresce no mundo, o Tik Tok, justamente porque o forte lá é o humor, a zoeira generalizada e a criatividade sem limites. A Guiana Brasileira já tem brazão, bandeira, hino (vários, na verdade) e novos nomes das cidades, a capital foi rebatizada de Vitória da Reconquista.

A repercussão é incrível, além dos portugueses – alguns indignados, outros bem humorados e até uns filosóficos, vendo significado profundo na brincadeira – os memes sobre a Guiana Brasileira já ganharam o mundo, já vi vídeos sobre isso postados por espanhóis, ingleses, franceses, dinamarqueses, angolanos.

O inglês, por exemplo, comparou os memes brasileiros ao exército americano, diz que somos imbatíveis na internet e que é melhor não entrar em guerra virtual com a gente, pois memes na internet são um território brasileiro e quem nos enfrentar vai ser massacrado. Após uma análise muito séria da situação, o inglês diz que não desejaria que seu país virasse alvo e se solidariza com os portugueses, terminando com uma mensagem de apoio a eles: “Força, Guianenses!”.

O angolano diz que o Brasil foi o primeiro a reconhecer Angola como país independente e, em retribuição, os angolanos reconhecem e apoiam a criação da Guiana Brasileira, mas apresenta também uma reivindicação, de que Angola fique com algumas ilhas da antiga Portugal.

Um português fez uma análise muito séria, onde conta que as novas gerações de seu país são totalmente influenciadas pelos brasileiros na internet, na tevê, na cultura em geral, vendo novelas e filmes brasileiros, assistindo conteúdos brasileiros nas redes, muito mais do que conteúdos portugueses. Ou seja, para ele essa brincadeira representa uma realidade, de uma colonização cultural reversa, o Brasil devolvendo a Portugal a experiência de ser dominado por um país estrangeiro, que se torna hegemônico dentro do seu próprio território.

Quando algum português reclama, vem outro e diz que a vingança brasileira é justa e mínima, diante dos séculos de colonização, de ouro roubado, um deles por exemplo faz o gesto simbólico de devolver uma corrente de ouro para os brasileiros.

O humor redime. O humor é essencial na “sociedade de massas” que vivemos, onde o estresse é um dos maiores males, assim como são a insegurança e a poluição também. Pessoas sem humor tem um problema, porque humor inclui autocrítica também.

Montserrat Martins é Psiquiatra.

 
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo do EcoDebate está sob licença Creative Commons, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate (link original) e, se for o caso, à fonte primária da informação