Por que prendemos os pássaros em gaiolas?
Foto: Cristian Siallagan / Unsplash
A liberdade dos passarinhos de poderem voar pelos céus, pousarem nas nossas cabeças, fazerem ninhos nos postes de iluminação pública e fugirem dos predadores animais e humanos
Ensaio de Rosângela Trajano
Começo este pequeno ensaio com o poema do nosso amado Manoel de Barros intitulado “De Passarinhos” que nos diz nos seus lindos versos “Para compor um tratado de passarinhos / É preciso por primeiro que haja um rio com árvores / e palmeiras nas margens. / E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras…”
Ah, a liberdade dos passarinhos de poderem voar pelos céus, pousarem nas nossas cabeças, fazerem ninhos nos postes de iluminação pública e fugirem dos predadores animais e humanos. Sim, humanos, porque eles não conseguem fugir da maldade dos homens e muitas vezes são usados para saciarem as suas fomes e ganâncias por dinheiro.
Na minha pequena casa, os passarinhos vêm me visitar todos os finais de tarde, principalmente os pardais para os quais jogo arroz no meio do quintal. Olho com alegria eles comendo e cantando. É uma festa, uma alegria e o meu coração explode de emoção em poesia. Os meus pardais são os animais mais amados por mim!
Eu gosto de vê-los livres e voando de árvore em árvore, procurando pequeninos galhos para fabricarem seus ninhos e me emocionar com eles dando de comer aos seus filhotes ou os ensinando a voarem. Eu me acordo com os passarinhos cantando. No final da tarde, escrevo poemas com os seus cantos e à noite bela com a lua cheia eles dormem no meu cajueiro, infelizmente eu não tenho uma goiabeira como a do poeta Manoel Barros.
Infelizmente muitos homens prendem os pássaros em gaiolas para vendê-los nas feiras livres, nos mercados clandestinos e até mesmo na internet. Os mais conhecidos e vendidos no Nordeste, região onde moro, são os bem-te-vis, os galos de campina, as graúnas, os pintassilgos e os azulões.
Uma espécie de pássaro que sempre chamou a minha atenção é a do pássaro Bico de Lacre que meus irmãos pequenos criavam engaiolados aqui em nossa casa. Eles eram apaixonados por pássaros e pegaram o hábito com o meu pai de criarem passarinhos presos, eu vez ou outra os soltava nas madrugadas quando todos estavam dormindo e alegre via-os voando indo embora para os céus. Essa espécie de pássaro gosta de morar perto das nossas casas, são encantadores e de uma beleza exótica.
Conta a história que o pássaro Bico de Lacre é de origem africana e veio para o Brasil em navios negreiros para servirem de estimação para os senhores nobres que aqui moravam. Conhecido por ser um pássaro dócil e carinhoso seu canto é considerado belo e muito agradável.
Sobre o pássaro Pintassilgo o seu canto é de uma beleza única e além da plumagem ser muito bonita! Tem vários tipos de cantos e encanta a todos aonde chega. Eu amo pássaros de todas as espécies, mas os pardais são os que mais me encantam, gente. Eu tenho um amor grande por eles talvez por serem os que depois de grande eu pude tê-los ao meu lado sem gaiolas ou alçapões.
O Pardal tem origem no Oriente Médio e se espalhou pela Europa e pela Ásia. Na América chegou por volta de 1850 e aqui no Brasil chegou por volta dos anos 1903 quando o prefeito do Rio de Janeiro Pereira Passos autorizou a sua soltura oriunda de Portugal. É um pássaro muito conhecido nas cidades e no campo. Gosta de fazer ninhos até mesmo dentro das casas abandonadas.
As pessoas costumam vender os pássaros que têm uma beleza e canto bonitos por valores altíssimos, quanto mais o pássaro canta mais ele vale. Por mais que os fiscais do IBAMA tentem impedir esse tipo de comércio mesmo assim ele ainda existe nas feiras e mercados livres, infelizmente. As pessoas não compreendem que os pássaros devem viver livres e que a liberdade Deus deu para os homens e os animais.
Na região Nordeste uma ave que é muito apreciada pelos homens é a Arribaçã que mesmo proibida a sua venda e matança ainda assim ela serve como petisco em alguns bares que não são fiscalizados e até mesmo para matar a fome de famílias que não têm o que comer. É uma pena, mas precisamos falar sobre isso. A arribaçã é muito apreciada na culinária do nordestino e presa fácil dos alçapões feitos de pauzinhos de madeira que servem como armadilhas para prendê-las.
A arribaçã é uma ave típica do sertão nordestino e geralmente faz seus ninhos em qualquer lugar, sendo facilmente encontrada pelos sertanejos elas servem para matar a fome na época de seca grande, mas isso não justifica a sua grande matança, porque muitos homens a matam mesmo para comercializá-las como renda mensal das suas famílias, o que também não justifica sua matança.
Tem gente que gosta de criar pássaros presos em gaiolas, como faziam meus irmãos quando eram pequenos. As gaiolas sempre com pouco espaço, alpiste e água colocados pelo proprietário do pássaro que costuma incentivar a ave a cantar para ele assobiando insistentemente para que o bichinho cante mesmo se sentindo ameaçado naquele pequeno espaço.
Algumas crianças incentivadas pelos pais seguem os seus mesmos caminhos e caçam pássaros para comerem ou aprisionarem em gaiolas e depois os venderem nas feiras. É um comércio grande o de pássaros. Acredito que a fiscalização deveria ser maior nesta área. Não gosto nada de ver pássaros engaiolados. Na verdade, nunca gostei. Acho que a liberdade é uma coisa linda que Deus nos deu de presente e os pássaros têm o direito de voarem livres.
Sem árvores nas grandes cidades eles estão desaparecendo aos poucos e os que resistem fazem seus ninhos em locais inapropriados como postes de iluminação pública impedindo a manutenção de alguns trabalhadores de empresas de energia elétrica conscientes da importância das aves a efetuarem seus serviços para não desmancharem seus ninhos ou matarem seus filhotes.
Desde os tempos mais antigos quando Noé soltou a pomba para ir ver se o dilúvio já estava perto de acabar e ela lhe trouxe um galhinho mostrando que as águas começavam a baixar no mundo e que já havia terra à vista, os pássaros são os melhores amigos do homem em termo de belezura e encantamento.
Prendê-los em gaiolas é um grande erro. Criá-los em cativeiros outro maior ainda. Nas minhas andanças pelo interior do Brasil já passei em casas com muitas gaiolas penduradas nas suas varandas e aquela cantoria de pássaros pra tudo quando era lugar. A gente vê isso mais nas cidades pequeninas, mas também nas cidades grandes existem muitos criadores profissionais de aves silvestres.
Algumas espécies de pássaros silvestres brasileiros estão em extinção, tais como a Arara-Azul e o Sabiá-Castanho seja pela caça indiscriminada, pela derrubada de árvores e queimadas das mesmas, ou seja, pela prisão dessas árvores em cativeiros domésticos. Por mais fiscalização que se faça ainda assim os comerciantes conseguem driblar os fiscais escondendo essas aves em locais impróprios.
Quando criança havia muitos sabiás perto da minha casa. Hoje, a gente já não os vê mais tanto assim. O homem está acabando com a natureza tomado pela ambição e pela vontade de ganhar dinheiro fácil. Um pássaro que canta muito chega a valer um bom preço e às vezes pode ser trocado por algum objeto de valor.
Tem a história de um garotinho que foi meu aluno que inocentemente comprou um pássaro na feira livre em que o vendedor dizia ser um azulão. Quando o garoto chegou em casa e colocou água para o pássaro tomar banho ele começou a mudar de cor. O menino viu que era um pardal e ficou chorando por ter sido enganado. Seu sonho era criar um azulão. Eu disse para ele que não devemos criar pássaros em gaiolas, mas o menino insistiu que um dia ia comprar um azulão e eu fiquei em silêncio e continuei a aula sempre levando o tema da liberdade para sala de aula.
Assim, deixo você com o canto e a boniteza dos pássaros no poema de Mário Quintana intitulado “Poeminho do Contra” que nos diz “Todos esses que aí estão / Atravancando meu caminho, / Eles passarão… / Eu passarinho!” Que sejamos passarinhos iguais a Quintana não permitindo que aqueles que são do contra nos prendam em gaiolas emocionais e físicas, mas que nos deixem livres para amarmos e sermos amados por quem os nossos corações tiverem os olhos de uma graúna.
Rosângela Trajano, Articulista do EcoDebate, é poetisa, escritora, ilustradora, revisora, diagramadora, programadora de computadores e fotógrafa. Licenciada e bacharel em filosofia pela UFRN e mestra em literatura comparada também pela UFRN. É pesquisadora do CIMEEP – Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos. Com mais de 50 (cinquenta) livros publicados para crianças, ministra aulas de Filosofia para crianças na varanda da sua casa, de forma voluntária. Além disso, mora pertinho de um mangue aonde vai todas as manhãs receber inspiração para poetizar.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
Observo que o senhor autor desse texto está referindo-se àqueles que caçam pássaros na natureza !
Se assim o for, concordo plenamente com o senhor.
Agora, existem criadores credenciados pelo IBAMA para criarem em cativeiro, preservando assim, espécies que já poderiam não mais existir e/ou extintas !
Portanto, tem que medir adequadamente as suas palavras ao dirigir-se a pássaros presos em gaiolas !
Informe-se e estude mais sobre o assunto para não generalizar opinião, como a desse seu texto escrito irresponsavelmente pelo senhor !
Porque somos perversos,
A criação legalizada de pássaros em cativeiro, quando realizada de forma responsável e sustentável, pode ser uma importante ferramenta para a conservação das espécies, a pesquisa científica e a educação ambiental. A história das ararinhas-azuis nos mostra que, com o apoio de criadores e de programas de conservação, é possível reverter quadros de extinção e garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas.
os homens prendem os pássaros,por inveja de não poderem voar.
o peixe tem rios , lagos e lagoas mesmo assim são aprisionado né aquários pequenos , os cachorros não nasceram para serem presos dentro de casa, cavalos , vacas , porcos tem todo um pasto enorme para viver e mesmo assim vivem em baias , isso é uma hipocrisia, pq aprisionamos pássaros ? não sei se o autor conhece sobe a extinção, pois se não fosse o t
trabalho árduo e incansável de vários criadores responsáveis , não teríamos várias espécies de aves em nosso país, agora vem um hipócrita falar mau de quem ao acordar antes mesmo de tomar o café , vai cuidar dar amor e carinho aos pássaros
recentemente estive em Endiaroba , pontal , sul de Sergipe norte da Bahia lugar maravilhoso , mas vi algumas casas com gaiolas na parede
tirou um pouco da minha alegria., os pássaros que lá estavam cantando inocentemente sem saber oque acontecia .
Criadores que tem autorização do Ibama de criar aves em cativeiro e reproduzi-las, são verdadeiros conservacionistas, esses criam para preservar a espécie, os que nascem na gaiola tem uma anilha de informação que o Ibama entrega ao criador , essa ave nunca viveu na natureza, então não sabe o que é ser livre, não sabe se alimentar solta, a chance de viver seria zero.
na gaiola pode viver 40 anos.
Não confundam traficante, caçador de aves , com criador legalizado.
Péssimo artigo em todos os sentidos.
Bom dia,
mais matérias como essa devem ser produzidas para buscarmos a conscientização, mas as ações do Estado são muito ineficientes. tanto em repressão qto em prevenção. Que tal taxar altamente o preço do alpiste e correlatos, bem como os impostos para gaiolas e viveiros?
sou defensora animais e natureza.
tds forma de vida é criatura de Deus, e o humano é a única criatura racional e pecadora…..assim , pensa e faz ……tdo q é mal existe pq o humano abriu as portas prá ele entrar no mundo perfeito q Deus fez.
tudo q têm acontecido clima (calor, frio, secas,enchentes, queimadas, matança etc) culpa do humano……e os q pagam são os animais e natureza- inocentes.
ganância, status poder,orgulho, inveja, avareza,egoísmo,etc é o q existe na maioria do humano, infelizmente têm aumentado com mta rapidez….ver noticiário se tornou impossível, prá mim…..mata-se prá tdo, um celular, carro, moto, discussão etc….a justiça não existe, ainda tem saidinha prá passear, comida de graça e ajuda prá familiar dos presos…..justiça só de Deus…..aqui se faz aqui se paga/ vc colhe o q planta….O MAL É MTO MTO MAIOR Q O BEM NO MUNDO, O BEM É MAIS FORTE, MAS, O MAL É INFINITAMENTE MAIOR, POR CULPA DAS “CRIATURAS RACIONAIS ”
EU não aceito matar uma vida prá comer, fazer roupas, bolsas, etc…..TODOS SÃO CRIATURAS DE DEUS E TÊM DIREITO À VIDA RESPEITO E PROTEÇÃO, Não matar, tirar a liberdade de quem
quer voar, ganhar $ vendendo crias,
animais silvestres, e tantos outros não aceito nenhuma crueldade contra animais e natureza.
QUEM SOMOS NÓS?????DONOS,
CRIADORES DO MUNDO??? MTA GENTE ESTÁ SE ACHANDO DEUS, Q PODE TUDO…….O MUNDO, TDA CRIAÇÃO DE DEUS TÁ ACABANDO, NO FIM….E SOMOS NÓS HUMANOS RACIONAIS Q ESTAMOS FAZENDO ISSO OU PERMITINDO Q OUTROS FAÇAM.
começa prender um pássaro na gaiola e admirar o sofrimento dele em não poder voar, pescar um peixe e ver ele se debater pela vida,e assistir isso até a morte dele….e tantas coisas mais.
Deus criou tudo e todos, não existia nenhum mal tdos viviam juntos….para tda eternidade……e os humanos racionais acabaram com isso….cda segundo é uma atitude errada, egoísta, gananciosa,cruel etc q cometemos q tudo está mto mto perto do fim……e tudo começou e terminará por nossa culpa….mas vidas inocentes pagam.
Engraçado, passarinhos vc não gosta que prende em gaiolas não é?
Mas vc come carne?
então, o boi fica confinado para depois morrer para que vc coma!
a granja compra Pintos (milhões) trata dos mesmos em confinamentos imundos para depois matar todos, para vc comer!
sabe o que acho, vc é a verdadeira hipócrita!
aves como o curió o azulão e o bicudo já estariam extintos se não fosse os criadores registrados pelo Ibama portanto antes de postar análise a tristeza de velos presos e a alegria de salvamos da extinção e hoje em dia tem maís sabiá e papagaio verdadeiro na cidade de São Paulo quê no ↗️
Linda a mensagem! Para corroborar e contribuir com o seu texto, recomendo que vc dê uma busca no YouTube pela canção “Os Passarinhos” do autor gaúcho Gildo de Freitas. Foi escrita na década de 60, quando não havia nenhuma consciência ecológica. É linda e com uma grande mensagem.
porque temos cachorro e gatos si eles podiam estar nas florestas e campos livres de muros e portões
tem muita demagogia em muitas postagens sobre liberdade dos animais. não posso tê-los presos mas posso colocar veneno nas plantações e matar milhares de aves. como estão fingindo que não estão vendo. fica fácil criticar os que querem reproduzir. um exemplo são as araras azul. acabaram com ela na natureza e seu abtate natural. e recorreram a um criador internacional para adquirir alguns exemplares para reintroduzir na natureza. se não estivesse o criador estão extintos. todo depende do ponto de vista. querem um mundo melhor mas o lixo jogo nas ruas, praças, lagos, praias. muito fácil criticar quem reproduzir e não olhar os outros problemas no meio ambiente.
São muito lindos os comentários, mas demonstra um enorme desconhecimento sobre a realidade , vamos ,primeiro plantar as palmeiras para que os sábias voltem a cantar,
reflorestar e dar condições de sobrevivência a essas aves , que muitas ainda existem pela dedicação de vários criadores que não medem esforços para não deixar que sejam extintas , pois na natureza hoje não encontrarão o nescessário para a sobrevivência.
Então, texto escrito muito correto e sem nenhum problema. ah se fosse assim… as pessoas pra escrever uma página dessas antes de mais nada teria que se informar dos fatos. As vezes a ignorância do assunto faz com que dezenas de pessoas desavisadas achem tudo muito lindo e correto esse texto. lamentável!!!
a autora desse conteúdo tem toda razão. Deus criou -os para serem livres. humanos são presos pq cometem delitos. e os pássaros presos por que? esse negócio de criador falarem de prender pra conservação está tentando manipular o assunto. preservar espécie é na natureza. conheço aqui na cidade onde moro gnt q compra passarinhos pegado no mato. o azulão por exemplo já é considerada pelo ICMBio extinto na natureza na região do nordeste.
parabéns pelo conteúdo Rosângela Trajano.
Porque prender os passaros!
Porque acorrentar os Cães!
Porque montar nos Cavalos!
Porque matar galinhas é comer!
Porque matar os Porcos e comer!
Porque matar os bois e Comer!
Porque fazer os ratinhos de Cobaia!
Porque prender os homens e não educa los!
Porque as guerras onde morrem inocentes! Porque quem decretou a guerra não vai lá guerriar.
Amigo sua matéria está muito imcpleta.
Você deve estar tentando atingir algum criador de passaros.
Você sabia que criadores de passaros tem licença do ibama e paga seu registro ao contrário de muitos que tem gato , cao etc.
Você sabia que um passaro. ex: o curio na natureza vive apenas 8 anos , mas se criado em ba gaiola e bem tratado vive até os 30 anos.
Desculpe Amigos eu estou cansado de ver ECOLOGISTAS QUE NUNCA PLANTARAM UMA SEMENTE,UMA ARVORE SE QUER!
E TUDO QUE TENHO A DIZER!
PAZ E BEM!
Nada justifica prender um pâssaro numa gaiola, e tb nao justifica criar pâssaros em cstiveiro.
Que prazer mais besta !
A ignorância grassa!
Alguns não sabem ler. Outros não sabem escrever.
Leitura e Interpretação de texto, hoje em dia, é um zero absoluto. Principalmente entre os da Geração Z. Z de zero.
A autora do texto NÃO escreveu um tratado sobre ornitologia. Não é um texto técnico!
O texto apenas, e tão somente apenas, afirma a beleza de vermos os pássaros soltos.
Sou filha de homem que entrava na mata fechada pra caçar curió. E desde muito pequena, sem entender direito, mas aquilo não fazia sentido pra mim, me incomodava. Vê los em alçapão pequeno, sendo transportados de um estado para o outro. Meu pai os mantinha em gaiolas minúsculas, com água e alpiste, e milho verde. Minha mãe ainda colocava umas folhas verdes escuras. Ele trazia do MT, pra vender nas feiras do rolo em SP. Hoje ele não faz mais, mas não pq criou consciência, e sim pq está muito velho. E eu graças a Deus, desde muito pequena tive meu pai como exemplo, do que não fazer!
Respeitem os animais, tenham gratidão a Deus pela natureza e todas as bençãos lhes serão dadas!
porque somos primatas eatúpidos e teiglodutas ignorantes.
Hipocrisia pura ,.todos os animais nasceram livres ,mas para algumas pessoas só e errado quando não se cria, Deviam se preocupar com a depredação da natureza e dos animais inseridos nela como micos por exemplo no estado do Rio de janeiro que estão comendo ovos e filhotes dos pássaros levando a uma extinção não tão distante, agradeça aos criadores amadores e.comerciais que preservam as espécies assim com o por exemplo a Austrália que o porta as aves para o mundo inteiro e devido a este sucesso na criação Existem milhares soltos na natureza lá. O governo aqui devia incentivar e investir na criação legal. E claro que o tráfico de animais tel que ser combatido com penas bem severas .
Porque prender pássaros?
PELO SIMPLES FATO DE TEREM DESTRUÍDO O HABITAR NATURAL DELES MAS NÃO SO OS PASSAROS MAS TODO TIPO DE ANIMAIS SEJA SELVAGENS OU SILVESTRES ESTA NO SER DESUMANO ESSE ESSE VAZIO QUE SO SE ALIMENTA DA TRISTEZA ALHEIA
sabe de nada inocente…Um dos piores artigo que lhei em tado minha vida…se não fosse as pessoas que fazem isso para preservarem os possaros já não exesteriam na natureza.