EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Informação, uma ferramenta ambiental

Desde o seu surgimento em novembro de 2007 na cidade de Cornélio Procópio, Paraná, o Movimento Água da Nossa Gente tem promovido uma comunicação contínua por meio deste e-mail com milhares de internautas pelo Brasil afora.

É um dos mecanismos de que dispomos para levar informação às pessoas e também colher de volta a retribuição pelo nosso trabalho, que vem por meio de sugestões e informações relativas aos assuntos aqui tratados. Tem aqueles que repassam nossos e-mails, outros imprimem e colocam em murais e tem até os que discutem os assuntos em família. São gestos que, além da qualidade política, trazem até nós um conteúdo humano que toca o nosso coração.

Parte substancial do fortalecimento do Movimento é resultado desta troca imediata de conhecimento que a internet permite. Também é essa liberdade permitida por esta tecnologia ainda recente que nos permite chegar às pessoas sem o filtro eliminador da liberdade de expressão que antes os grandes grupos empresariais e o poder político mantinham instalados na imprensa, no rádio e na televisão.

Sem esta possibilidade de chegar até você, nossa luta pela preservação do meio ambiente e em defesa da água como um bem comum seria bem mais árdua, assim como seria bem mais difícil enfrentar a difícil situação do nosso planeta. Neste aspecto, pode ser visto como uma benção o fato desta perigosa condição ambiental ser coincidente com a facilitação do acesso à informação proporcionado pela internet.

Hoje, nosso Movimento conta com uma participação intensiva da sociedade civil de Cornélio Procópio e suas instituições representativas. Temos 55 parceiros neste trabalho humanístico, entre sindicatos, associações de bairros, clubes, escolas e outras entidades.

Também atuamos em toda a região de Cornélio Procópio por meio de palestras e reuniões, com um trabalho intensivo levando o debate sobre o meio ambiente em explanações educativas nas escolas, paróquias e sindicatos. E por meio do contato com lideranças políticas, empresários, comerciantes e os meios de comunicação, estamos sempre buscando manter em pauta a importância da preservação do meio ambiente e a proteção dos nossos recursos hídricos.

Em nossa visão, parte desta proteção se dá com o gerenciamento público da nossa água. O surgimento do Movimento Água da Nossa Gente se deu pela consciência dos procopenses da necessidade da defesa da cidade contra interesses privatizantes do setor.

E é desta consciência que continuamos extraindo o estímulo para continuar tocando com entusiasmo esta entidade que hoje é uma das mais respeitadas do Paraná.

Mesmo porque sabemos que temos pela frente ainda muita luta, num esforço humano que deverá envolver até gerações futuras, pois ainda parece longe o tempo em que as coisas no planeta estarão em seus devidos lugares no aspecto ambiental.

Movimento Água da Nossa Gente

[EcoDebate, 02/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.