EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas tornaram as ondas de calor na Índia e no Paquistão 30 vezes mais prováveis

 

Mudanças climáticas tornaram as ondas de calor na Índia e no Paquistão 30 vezes mais prováveis

O calor extremo que atingiu grande parte da Índia e do Paquistão tornou-se 30 vezes mais provável por causa das mudanças climáticas, de acordo com um novo estudo de atribuição rápida realizado por cientistas climáticos .

Organização Meteorológica Mundial (OMM)

O calor foi prolongado e generalizado, juntamente com chuvas abaixo da média, impactando centenas de milhões de pessoas em uma das partes mais densamente povoadas do mundo. 

Os departamentos meteorológicos e hidrológicos nacionais de ambos os países têm trabalhado em estreita colaboração com as agências de saúde e gestão de desastres para salvar vidas, de acordo com a iniciativa da OMM de fortalecer alertas e ações precoces e implementar planos de ação de saúde para o calor.

Em 15 de maio, o Departamento Meteorológico da Índia disse que várias estações de observação relataram temperaturas entre 45°C (113°F) e 50°C (122°F). Isso ocorreu após uma onda de calor no final de abril e início de maio, na qual as temperaturas atingiram 43-46 ° C.

As temperaturas também atingiram 50°C no Paquistão. O Departamento Meteorológico do Paquistão  disse que as temperaturas diurnas estavam entre 5°C e 8°C acima do normal em grandes áreas do país. O clima quente e seco afetou o abastecimento de água, a agricultura e a saúde humana e animal. Nas regiões montanhosas de Gilgit-Baltistan e Khyber Pakhtunkwa, o calor incomum aumentou o derretimento da neve e do gelo e desencadeou pelo menos uma inundação de lago glacial.

“Todas as consequências sanitárias e econômicas e os efeitos em cascata da atual onda de calor levarão meses para serem determinados, incluindo o número de mortes em excesso, hospitalizações, salários perdidos, dias escolares perdidos e horas de trabalho reduzidas. Os primeiros relatórios indicam 90 mortes em Índia e Paquistão, e uma redução estimada de 10 a 35% no rendimento das colheitas em Haryana, Uttar Pradesh e Punjab devido à onda de calor”,  disse o relatório da World Weather Attribution.

“Foi o calor precoce, prolongado e seco que fez este evento se destacar como distinto das ondas de calor que ocorreram no início deste século”, disse o estudo. Envolveu cientistas da Índia, Paquistão, Holanda, França, Suíça, Nova Zelândia, Dinamarca, Estados Unidos da América e Reino Unido, que colaboraram para avaliar até que ponto as mudanças climáticas induzidas pelo homem alteraram a probabilidade e a intensidade da onda de calor.

Por causa das mudanças climáticas, a probabilidade de um evento como o de 2022 aumentou por um fator de cerca de 30, disse o estudo.

  • O mesmo evento teria sido cerca de 1°C mais frio em um clima pré-industrial.
  • Com o futuro aquecimento global, ondas de calor como essa se tornarão ainda mais comuns e mais quentes. No cenário de temperatura média global de +2C, tal onda de calor se tornaria um fator adicional de 2-20 mais provável e 0,5-1,5C mais quente em comparação com 2022.
Onda de calor Índia-Paquistão: fonte World Weather Attribution
Onda de calor Índia-Paquistão: fonte World Weather Attribution

“As ondas de calor têm impactos múltiplos e em cascata não apenas na saúde humana, mas também nos ecossistemas, agricultura, abastecimento de água e energia e setores-chave da economia.  serviços de alerta atingem os mais vulneráveis “, disse o secretário-geral da OMM, Prof. Petteri Taalas. “O calor extremo na Índia e no Paquistão é consistente com o que esperamos em um clima em mudança. As ondas de calor são mais frequentes e mais intensas e começam mais cedo do que no passado”, disse ele.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, em seu Sexto Relatório de Avaliação, disse que as ondas de calor e o estresse por calor úmido serão mais intensos e frequentes no sul da Ásia neste século.

O Ministério de Ciências da Terra da Índia publicou recentemente uma  publicação de acesso aberto sobre as mudanças climáticas na Índia. Dedicou um capítulo inteiro à mudança de temperatura . 

A frequência de extremos quentes na Índia aumentou durante 1951–2015, com tendências de aquecimento acelerado durante o período recente de 30 anos 1986–2015 (alta confiança). Um aquecimento significativo é observado para o dia mais quente, a noite mais quente e a noite mais fria desde 1986.

Prevê-se que a frequência, duração, intensidade e cobertura de área das ondas de calor da estação pré-monção sobre a Índia aumente substancialmente durante o século XXI (alta confiança).

A onda de calor foi desencadeada por um sistema de alta pressão e segue um longo período de temperaturas acima da média.

A Índia registrou seu março mais quente já registrado, com uma temperatura máxima média de 33,1 ºC, ou 1,86 ºC acima da média de longo prazo. O Paquistão também registrou seu março mais quente nos últimos 60 anos, com várias estações quebrando recordes de março.

No período pré-monção, tanto a Índia quanto o Paquistão experimentam regularmente temperaturas excessivamente altas, especialmente em maio. Ondas de calor ocorrem em abril, mas são menos comuns. É muito cedo para saber se novos recordes nacionais de temperatura serão estabelecidos. Turbat, no Paquistão, registrou a quarta temperatura mais alta do mundo de 53,7°C em 28 de maio de 2017. 

Planos de Ação de Saúde do Calor

Tanto a Índia quanto o Paquistão têm sistemas de alerta precoce e planos de ação bem-sucedidos para a saúde do calor, incluindo aqueles especialmente adaptados para áreas urbanas. Os Planos de Ação de Calor reduzem a mortalidade por calor e diminuem os impactos sociais do calor extremo, incluindo perda de produtividade no trabalho. Lições importantes foram aprendidas no passado e agora estão sendo compartilhadas entre todos os parceiros da Rede Global de Informações sobre Saúde do Calor co-patrocinada pela OMM para aumentar a capacidade na região atingida.

A South Asia Heat Health Information Network, SAHHIN, apoiada pelo GHHIN, está trabalhando para compartilhar lições e aumentar a capacidade em toda a região do sul da Ásia.

Índia salva vidas com planos de ação para a saúde do calor
Índia salva vidas com planos de ação para a saúde do calor

A Índia estabeleceu uma estrutura nacional para planos de ação contra o calor por meio da Autoridade Nacional de Gerenciamento de Desastres, que coordena uma rede de agências estaduais de resposta a desastres e líderes municipais para se preparar para o aumento das temperaturas e garantir que todos estejam cientes do que fazer e do que não fazer.

A cidade de Ahmedabad, na Índia, foi a primeira cidade do sul da Ásia a desenvolver e implementar uma adaptação da saúde ao calor em toda a cidade em 2013, após sofrer uma onda de calor devastadora em 2010. Essa abordagem bem-sucedida foi expandida para 23 estados propensos a ondas de calor e serve para proteger mais de 130 cidades e distritos.

O Paquistão também avançou na proteção da saúde pública. No verão de 2015, uma onda de calor envolveu grande parte do centro e noroeste da Índia e leste do Paquistão e foi direta ou indiretamente responsável por vários milhares de mortes. Isso funcionou como um alerta e levou ao desenvolvimento e implementação do Plano de Ação do Calor em Karachi e outras partes do Paquistão.

Os Planos de Ação de Calor em nível municipal, estadual/provincial ou federal reúnem uma série de autoridades e atores para melhor compreender e prever, preparar e responder com mais eficácia a riscos de calor extremo. Os Sistemas de Alerta de Saúde de Calor são parte integrante destes e são fornecidos pelos Serviços Meteorológicos Nacionais. Mais informações e exemplos de Planos de Ação de Calor podem ser encontrados em https://ghhin.org/take-action/

A sociedade civil, como a Sociedade da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Pesquisa e Ação Integrada para o Desenvolvimento (IRADe), também desempenham um papel crítico, implantando comunicações e intervenções que salvam vidas em comunidades vulneráveis. Os planos típicos garantem que a intervenção direcionada seja adequada e projetada para a população vulnerável ao calor de uma cidade. Primeiro identifica os pontos quentes da cidade, localiza as populações vulneráveis ​​nesses bolsões e avalia a natureza e o status de sua vulnerabilidade ao calor extremo. Os planos de ação ajudaram tremendamente na redução do excesso de mortalidade.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]