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Mitigação de curto prazo pode evitar o aquecimento global além das metas

 

aquecimento global
Apesar dos altos e baixos de ano para ano, a temperatura média global da superfície está aumentando. No início do século 21, a temperatura da Terra era cerca de 0,5 grau Celsius acima da média de longo prazo (1951-1980). (Figura da NASA adaptada do Instituto Goddard para Estudos Espaciais, Análise de Temperatura de Superfície. )

Mitigação de curto prazo pode evitar o aquecimento global além das metas

Um novo estudo internacional coordenado pela IIASA mostra como a mitigação de curto prazo pode ajudar a prevenir uma superação das temperaturas globais, reduzindo assim os riscos climáticos e trazendo ganhos econômicos de longo prazo.

Pelo International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA)*

O objetivo do Acordo de Paris é manter o aquecimento global bem abaixo de 2 ° C e buscar esforços para limitá-lo a 1,5 ° C. Mas que caminho o mundo deve seguir para chegar a esse destino desejável? O estudo recém-publicado na Nature Climate Change, liderado pelo Diretor do Programa de Energia, Clima e Meio Ambiente da IIASA, Keywan Riahi, fornece algumas respostas. O estudo resume as percepções de nove importantes equipes de pesquisa de avaliação integrada, explorando como projetar caminhos viáveis e com boa relação custo-benefício para cumprir os objetivos de Paris.

Os cientistas usam modelos de avaliação integrados para explorar opções para políticas climáticas. Eles examinam as atividades humanas que impulsionam as emissões – formas de geração de energia, medidas de eficiência e mudanças no uso da terra – e calculam os custos de sua implantação nas próximas décadas. Os modelos ajustam esses fatores para atender a uma determinada meta com o menor custo.

Até agora, a maioria dos estudos se concentraram em um futuro distante, exigindo apenas que os objetivos sejam alcançados Paris até o final do 21 st século. Consequentemente, quase todos os cenários resultantes permitem que a temperatura global ultrapasse em meados do século, só mais tarde girando o botão novamente para baixo. Para reverter o overshoot, eles fazem uma grande demanda: exigem que o mundo alcance emissões negativas líquidas para reduzir a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera e, assim, diminuir o nível de temperatura.

Emissões negativas em uma escala tão grande podem, no entanto, revelar-se inviáveis; e mesmo uma superação temporária aumentaria os riscos, como inundações e incêndios florestais, e poderia causar danos permanentes ao clima e aos ecossistemas frágeis. Seria muito melhor não entrar em um território tão perigoso.

“O estudo, pela primeira vez, compara sistematicamente cenários que evitam overshoot entre os modelos. Cortes rápidos de emissões nas próximas décadas significariam que não há necessidade de ficar negativo: em vez disso, as temperaturas globais se estabilizariam em um determinado nível em torno do tempo em que atingirmos as emissões líquidas zero. Também descobrimos que os modelos concordam em muitas implicações para os sistemas regionais de energia, como a rápida descarbonização do setor de energia ”, diz Christoph Bertram, coautor do estudo do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático.

Além de ser mais seguro para o planeta, acaba trazendo benefícios econômicos de longo prazo. O estudo projeta que o PIB global em 2100 seria até 2% maior em cenários que evitassem overshoot.

“Mostramos que o investimento inicial para alcançar transformações rápidas em direção a um sistema global net zero terá retorno no longo prazo”, diz Riahi.

“Na verdade, é provável que o benefício seja ainda maior, já que este cálculo não inclui os impactos econômicos das mudanças climáticas, que seriam mais graves em cenários de overshoot”, acrescenta o co-autor Laurent Drouet do Centro Euro-Mediterrâneo sobre Mudanças Climáticas ( CMCC) na Itália, que liderou outro artigo na mesma edição da Nature Climate Change , ilustrando os benefícios em termos de impactos das mudanças climáticas evitadas.

“Os resultados do cenário mostram de forma consistente em todos os modelos que o setor de transporte será o retardatário da descarbonização. Consequentemente, uma ‘revolução da mobilidade’ será crucial para reduzir a dependência de tecnologias de emissões negativas líquidas e para mitigar seus riscos e impactos sociais negativos”, observa o co-autor Daniel Huppmann, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Avaliação Integrada e Mudanças Climáticas da IIASA.

O estudo de Riahi e colegas também destaca a necessidade urgente de melhorar a ambição climática. Isso mostra que, se seguirmos as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs – objetivo declarado de cada país para emissões até 2030), o limite de 1,5 ° C será excedido, em contraste com a ambição declarada na recente conferência do clima (COP26) em Glasgow. Seguir as promessas atuais até 2030 implica um início lento dos esforços de mitigação, e os modelos simplesmente não conseguem ver uma maneira de aumentar a descarbonização rápido o suficiente depois disso para atingir as metas de Paris, não importa o quanto tentemos.

O estudo faz parte do projeto Explorando Ações Nacionais e Globais para Reduzir as Emissões de Gases de Efeito Estufa (ENGAGE), financiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, Grant No 821471.

Referência:

Riahi, K., Bertram, C., Huppmann, D., Rogelj, J., Bosetti, V., Cabardos, A-M., Deppermann, A., Drouet, L., et al. (2021). Cost and attainability of meeting stringent climate targets without overshoot. Nature Climate Change. DOI: 10.1038/s41558-021-01215-2
https://doi.org/10.1038/s41558-021-01215-2

Drouet, L., Bosetti, V., Padoan, S.A., Aleluia Reis, L., Bertram, C., Dalla Longa, F., Després, J., Emmerling, J., et al. (2021). Net zero-emission pathways reduce the physical and economic risks of climate change. Nature Climate Change. DOI: 10.1038/s41558-021-01218-z
https://doi.org/10.1038/s41558-021-01218-z

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

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