EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança climática causa impacto sem precedentes no oceano

 

Mudança climática causa impacto sem precedentes no oceano

A mudança climática, a poluição e a superexploração colocaram pressões sem precedentes sobre o oceano, exigindo a necessidade urgente de medidas sustentáveis de governança, adaptação e gestão

Taylor & Francis*

Os níveis de gelo ártico registrados nos últimos dois anos atingiram níveis recordes, enquanto por década – em média desde 1979 a 2020 – caíram quase 13%, mostra um novo e vasto relatório sobre o oceano em todo o mundo.

Publicado no Journal of Operational Oceanography , o relatório anual ‘Copernicus Ocean State Report‘, baseia-se em análises de mais de 120 especialistas científicos de mais de 30 instituições europeias.

Reconhecida como a referência para a comunidade científica; órgãos nacionais e internacionais; tomadores de decisão; atores da economia azul; e o público em geral, a revisão crucial deste ano (com foco nos resultados de 2019) mostra níveis sem precedentes de impacto das mudanças climáticas.

O relatório, presidido pela Mercator Ocean International (MOi), mostra que os problemas estão surgindo em todo o mundo.

O aquecimento do oceano Ártico está contribuindo para cerca de 4% de todo o aquecimento global do oceano. Uma redução de quase 90% da espessura média do gelo marinho foi testemunhada no Mar de Barents (uma pequena parte do Ártico), o que levou a uma diminuição na importação de gelo marinho da bacia polar.

No Mar do Norte, a extrema variabilidade de períodos de frio e ondas de calor marinhas tem sido associada a mudanças relatadas nas capturas de linguado, lagosta europeia, robalo, salmonete e caranguejos comestíveis.

Enquanto no Mar Mediterrâneo, ocorreram quatro inundações recordes consecutivas em Veneza (novembro de 2019) e alturas de onda acima da média no sul do Mediterrâneo (em 2019).

Globalmente, as temperaturas médias do mar aumentaram a uma taxa de 0,015 celsius por ano de 1993-2019, e os níveis de oxigênio (estoque de oxigênio) no Mar Negro caíram a uma taxa de -0,16 mol / m2 / ano de 1955-2019. Resumindo a situação internacional do oceano, a presidente do relatório, Dra. Karina von Schuckmann, de MOi, afirma a necessidade de desenvolvimento e fornecimento de conhecimentos e produtos de ponta sobre os oceanos, além do monitoramento regular por meio do Copernicus, financiado pela UE .

“A mudança climática, a poluição e a superexploração colocaram pressões sem precedentes sobre o oceano, exigindo a necessidade urgente de medidas sustentáveis de governança, adaptação e gestão, a fim de garantir os vários papéis de suporte de vida que o oceano oferece para o bem-estar humano”, diz ela. .

“O conhecimento cientificamente sólido derivado de produtos oceânicos de alta qualidade e fornecidos por serviços oceânicos é fundamental para estimular mudanças transformadoras. Considerar o oceano como um fator fundamental no sistema terrestre e abraçar a natureza multidimensional e interconectada do oceano é a base para um futuro sustentável. ”

No geral, o testemunho de 185 páginas fornece um relatório científico abrangente e de ponta sobre as condições atuais, variações naturais e mudanças em curso no oceano global e nos mares regionais europeus.

Entre outras descobertas importantes feitas este ano estão:

  • É apresentado um novo índice de plâncton para peixes derivado de satélite em apoio à gestão e pesca oceânica.
  • Um novo método de indicador de apoio ao monitoramento da eutrofização foi introduzido, o qual é usado pelo EuroStat (ODS 14.1)
  • Desenvolvimento de atributos adicionais para monitoramento do Dipolo do Oceano Índico, que relatou fortes eventos em 1997 e 2019 ligados a secas e precipitações extremas
  • Uma migração invasiva de peixe-leão para o Mar Jônico em 2019
  • No Mar Báltico, houve um nível incomum do mar em 2019 e condições extremas de ondas no Golfo de Bótnia.

O Dr. von Schuckmann acrescenta: “Os produtos e serviços oceânicos que o Copernicus Marine Service fornece são usados por outros sistemas para desenvolver ferramentas de última geração para rastrear e prever mudanças oceânicas importantes. Essas ferramentas e tecnologias, incluindo sistemas de alerta, tecnologias de previsão e programas de monitoramento em tempo real, ajudam a proteger os ambientes marinhos e as comunidades humanas, a fornecer sistemas de alerta precoce, a salvaguardar a infraestrutura econômica, a desenvolver medidas de adaptação e a planejar e gerenciar eventos oceânicos extremos.

“Esta edição do Relatório do Estado do Oceano Copernicus fornece uma visão sobre o design e funcionamento das ferramentas a jusante e é abordada de vários ângulos, apresentando o estado do oceano em mudança, examinando os impactos da evolução do oceano em linha com as mudanças climáticas sobre o ambiente, os humanos , sistemas sociais e econômicos, e discutir a importância da ciência, dados e serviços para a sociedade e políticas na adaptação a esses impactos. ”

Copernicus Marine Service Ocean State Report (OSR 5)

Referência:

Karina von Schuckmann (Editor), Pierre-Yves Le Traon (Editor), Neville Smith (Chair) (Review Editor), Ananda Pascual (Review Editor), Samuel Djavidnia (Review Editor), Jean-Pierre Gattuso (Review Editor), …
Journal of Operational Oceanography
Volume 14, 2021 – Issue sup1: Copernicus Marine Service Ocean State Report, Issue 5
https://doi.org/10.1080/1755876X.2021.1946240

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]