EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Presas de Narwal revelam exposição ao mercúrio relacionada à mudança climática

 

Presas de Narwal revelam exposição ao mercúrio relacionada à mudança climática

No Ártico, as mudanças climáticas e a poluição são as maiores ameaças aos principais predadores, como os narwals. O estudo das presas dos animais revela que a dieta e a exposição à poluição mudaram ao longo do último meio século em resposta ao declínio do gelo marinho

Como os anéis no tronco de uma árvore, a presa de uma narwal fornece uma janela para as mudanças nas condições do Ártico

McGill University*

No Ártico, as mudanças climáticas e a poluição são as maiores ameaças aos principais predadores, como os narwals. O estudo das presas dos animais revela que a dieta e a exposição à poluição mudaram ao longo do último meio século em resposta ao declínio do gelo marinho. As emissões humanas também levaram a um aumento acentuado da presença de mercúrio nos últimos anos, de acordo com uma equipe internacional de pesquisadores.

“Nossa pesquisa mostra que as mudanças climáticas estão tendo impactos substanciais nos ecossistemas árticos, com consequências para a exposição a poluentes tóxicos como o mercúrio”, diz o coautor Jean-Pierre Desforges , um pós-doutorado na Universidade McGill sob a supervisão de Nil Basu e Melissa McKinney .

Usando camadas de crescimento natural na presa de narvais machos, os pesquisadores foram capazes de documentar as mudanças anuais na exposição ao mercúrio que datam da década de 1960 em um estudo publicado na Current Biology .

A presa parecida com um unicórnio dos narvais se projeta do lado esquerdo da mandíbula superior dos machos e pode atingir até três metros de comprimento. Assim como os anéis no tronco de uma árvore, a cada ano uma nova camada de crescimento é adicionada à presa do narval.

Como a presa está conectada ao resto do corpo através do sangue, cada nova camada registra aspectos da fisiologia do animal, explicam os pesquisadores. Isso inclui informações sobre o que e onde os animais comeram a cada ano e a exposição a contaminantes da atividade humana.

Você é o que você come

“Metais pesados como mercúrio e outros contaminantes se acumulam em cada elo da cadeia alimentar. Quanto mais alto você está na cadeia alimentar, mais mercúrio se acumula em seu corpo ao longo da vida ”, diz Desforges. Quantidades elevadas de metais pesados no corpo são tóxicas e podem afetar as funções cognitivas, o comportamento e a capacidade de reprodução.

Os pesquisadores descobriram que de 1990 a 2000, os narvais acumularam quantidades relativamente pequenas de mercúrio, já que a nova presa ficava mais abaixo na cadeia alimentar. Até cerca de 1990, a alimentação dos narvais consistia principalmente em presas ligadas ao gelo marinho, como o linguado e o bacalhau do Ártico. Durante este período, a cobertura de gelo foi extensa em áreas como a Baía de Baffin.

Depois de 1990, a cobertura de gelo diminuiu consistentemente ano após ano e a dieta dos narvais mudou para presas do oceano aberto, como capelim e bacalhau polar. No entanto, por volta de 2000, a quantidade de mercúrio aumentou significativamente nas presas de narval sem uma mudança simultânea na dieta.

Impacto da mudança climática

Os pesquisadores atribuem o aumento das emissões de mercúrio à combustão de combustível fóssil em andamento no Sudeste Asiático. O aumento também pode ser devido às mudanças nas condições do gelo marinho à medida que o clima esquenta, causando mudanças no ciclo ambiental do mercúrio no Ártico.

Nos últimos 30 a 40 anos, as mudanças climáticas reduziram a cobertura de gelo do mar no Ártico. Muitas espécies dependem do gelo para escapar de predadores e em sua busca por alimento ou importantes criadouros. Isso afeta toda a cadeia alimentar do Ártico e as condições de vida de todas as espécies.

Mudanças na temperatura e no gelo marinho também levam à invasão de novas espécies de áreas mais quentes. Para o narval, o gelo atua como uma proteção contra inimigos como as baleias assassinas, dizem eles.

“O narval é um dos mamíferos árticos mais afetados pelas mudanças climáticas. Eles não possuem as propriedades fisiológicas que ajudam a eliminar os contaminantes ambientais. Eles não conseguem se livrar do mercúrio formando pêlos e penas como os ursos polares, focas ou aves marinhas ”, explica o co-autor, Professor Rune Dietz, do Departamento de Biociência da Universidade Aarhus, na Dinamarca.

Uma janela para as condições do Ártico

As descobertas mostram que cada camada da presa narwal oferece informações valiosas sobre as condições de vida dos animais e uma janela para o desenvolvimento no Ártico.

“Com a nossa descoberta, sabemos agora que existe um banco de dados nas presas de narval encontrados em museus de todo o mundo. Ao analisá-los, podemos ter uma visão geral da estratégia alimentar dos narvais em diferentes períodos. Isso nos fornecerá uma base sólida para avaliar como a espécie lida com as mudanças nas condições que ela encontra hoje no Ártico ”, diz Dietz, que também é afiliado ao Centro de Pesquisa do Ártico da Universidade de Aarhus.

Presas de Narwal revelam exposição ao mercúrio relacionada à mudança climática

Referência:

Analysis of narwhal tusks reveals lifelong feeding ecology and mercury exposure
Rune Dietz, Jean-Pierre Desforges, Frank F. Rigét, Aurore Aubail, Eva Garde, Per Ambus, Robert Drimmie, Mads Peter Heide-Jørgensen, and Christian Sonne
DOI: https://doi.org/10.1016/j.cub.2021.02.018

 

  • Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/03/2021

 



 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.