EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas estão secando o Mar Cáspio e outros lagos interiores

 

Mudanças climáticas estão secando o Mar Cáspio e outros lagos interiores

A mudança climática está afetando não apenas os oceanos, mas também grandes lagos interiores. Como o maior lago do mundo, o Mar Cáspio é um exemplo perfeito de como um corpo d’água pode e vai mudar.

Em um artigo na revista Nature Communications Earth & Environment , o Dr. Matthias Prange do MARUM – Centro de Ciências Ambientais Marinhas da Universidade de Bremen, e seus colegas discutem as possíveis consequências ecológicas, políticas e econômicas, bem como soluções viáveis.

O Mar Cáspio, visto aqui da estação espacial internacional ISS, é o maior lago do mundo. Seus níveis de água estão caindo devido às mudanças climáticas
O Mar Cáspio, visto aqui da estação espacial internacional ISS, é o maior lago do mundo. Seus níveis de água estão caindo devido às mudanças climáticas. Foto: NASA / Scott Kelly

MARUM – Center for Marine Environmental Sciences, University of Bremen*

Enquanto os níveis globais do mar estão subindo devido à crise climática e ameaçando as infraestruturas costeiras, as temperaturas mais altas em outras áreas estão tendo exatamente o efeito oposto. Os níveis de água estão caindo e também causando problemas enormes.

Embora as consequências sejam igualmente graves, no entanto, o declínio dos níveis de água está recebendo menos atenção, de acordo com Matthias Prange, Thomas Wilke da Justus Liebig University em Gießen e Frank P. Wesselingh da University of Utrecht e do Naturalis Biodiversity Centre Leiden (Holanda )

“O Mar Cáspio pode ser visto como representante de muitos outros lagos do mundo. Muitas pessoas nem sabem que um lago interior está encolhendo drasticamente devido às mudanças climáticas, como indicam nossos modelos ”, diz Matthias Prange. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) também deixou de mencionar os lagos e desconsiderou as consequências sociais, políticas e econômicas do aquecimento global nas regiões afetadas. “Isso tem que mudar. Precisamos de mais estudos e uma melhor compreensão das consequências do aquecimento global nesta região. ” O objetivo deve ser aumentar a conscientização sobre as consequências das mudanças climáticas para os mares e lagos interiores, de modo que estratégias apropriadas possam ser desenvolvidas, incluindo abordagens para outros grandes lagos e regiões que enfrentam desafios semelhantes.

Por causa de seu tamanho (é o maior lago do mundo) e por causa de sua salinidade relativamente alta de cerca de um por cento, que é cerca de um terço da concentração de sal nos oceanos, o Cáspio foi chamado de ‘Mar’ . Seu maior afluxo é o rio Volga e não tem ligação natural com o oceano. O nível da água é determinado pelas influências proporcionais de influxo, precipitação e evaporação. O aquecimento global está causando um aumento da evaporação, o que resulta em um declínio do nível de água.

O Mar Cáspio é um importante reservatório de água regional e, apesar de seu teor de sal, um centro biológico e comercial. Faz fronteira com o Cazaquistão, Turcomenistão, Irã, Azerbaijão e Rússia. Dependendo do grau de aquecimento global no futuro, o nível da água pode cair de 9 a 18 metros durante este século. “Isso afetaria não apenas a biodiversidade, várias espécies e habitats que desapareceriam. As economias de todos os países fronteiriços seriam afetadas, incluindo portos, pesca e piscicultura. ”

Por esse motivo, os autores argumentam que, no futuro, o Mar Cáspio deve ser usado como exemplo em pesquisas científicas para avaliar a vulnerabilidade de certas regiões à queda do nível das águas. Como nenhuma nação pode resolver os conflitos resultantes sozinha, eles propõem uma força-tarefa global para desenvolver e coordenar estratégias.

Referência:

Matthias Prange, Thomas Wilke, Frank P. Wesselingh: The other side of sea level change. Communications Earth & Environment 2020. DOI: 10.1038/s43247-020-00075-6
http://dx.doi.org/10.1038/s43247-020-00075-6

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/12/2020

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.