EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Os sem religião superam os católicos em 11 municípios brasileiros

 

Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O Brasil é um país de maioria católica, com os evangélicos vindo como segundo grupo mais numeroso, seguido do grupo sem religião e do grupo das demais religiões, considerando a escala geográfica nacional. Em dois estados e em 245 municípios os evangélicos superam os católicos.

Mas a tabela abaixo mostra que existem 11 municípios onde o percentual de pessoas que se declaram sem religião superam os católicos, sendo que em três municípios os sem religião são o grupo majoritário em 2022.

Em primeiro lugar, pela ordem decrescente do tamanho da população de 10 anos e mais, a cidade de Belford Rocho, na região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), com 417,6 mil habitantes (de 10 ano +) apresentou um percentual maior de evangélicos (36,3%), seguido pelo percentual do grupo sem religião (27%) superior ao percentual de católicos (26,7%) e com as demais religiões em quarto lugar (10%). Dado ao tamanho da população de Belford Rocho, a posição de terceiro lugar dos católicos é um indicativo de avanço da pluralidade religiosa no município.

Os três municípios seguintes da tabela são também da RMRJ e possuem características comuns com Belford Rocho, isto é, possuem maioria relativa de evangélicos, com o grupo sem religião superando o grupo de católicos.

O menor município, em termos demográficos, da tabela é Arroio do Padre, do Rio Grande do Sul (RS), com 2,4 mil habitantes (acima de 10 anos), mas é a cidade com o maior percentual de evangélicos do país. No caso não se trata de uma transição religiosa, pois o município de Arroio do Padre já surgiu com maioria protestante, uma vez que a maioria dos moradores é descendente de pomeranos e falam o dialeto trazido da Pomerânia (região histórica da Alemanha, hoje pertencente à Polônia). O percentual de católicos é o menor do Brasil, ficando abaixo do percentual do grupo sem religião.

distribuição percentual de 4 grupos religiosos na população

Cabe destacar que há três municípios cujo percentual majoritário é do grupo sem religião. Em Atalaia do Norte, cidade do Amazonas na fronteira com o Peru, as pessoas que se declaram sem religião são 26,2%, valor superior ao 25,8% dos católicos e 24% tanto dos evangélicos, quanto das outras religiões. Na cidade de Pedro Osório, no Rio Grande do Sul (RS) o percentual do grupo sem religião foi de 30,5% em 2022, acima de 29,9% dos católicos e de 25,4% dos evangélicos.

Mas, na tabela, o maior percentual de pessoas que se declaram sem religião (37,8%) ocorre em Chuí, a cidade mais meridional do Brasil na fronteira com o Uruguai, que tem 35,6% de católicos, 19,2% de outras religiões e apenas 7,4% de evangélicos. Chuí pode ser considerada a cidade mais secularizada do país.

Estes onze municípios brasileiros onde o grupo sem religião é maior do que católicos indica um processo importante de secularização, com menor influência das religiões organizadas nas escolhas cotidianas e instituições sociais, maior presença de pessoas com identidade religiosa frouxa ou nula (ateus, agnósticos, espiritualistas sem vínculo formal etc.) e também maior desinstitucionalização da fé, isto é, pessoas que mantêm crenças, mas não se identificam com igrejas ou doutrinas específicas.

Esse fenômeno mostra que a transição religiosa no Brasil não é só uma troca entre católicos e evangélicos. Há também um crescimento expressivo da não filiação religiosa, o que reflete novos valores ligados à autonomia individual, desconfiança nas instituições religiosas ou espiritualidade difusa.

Esses municípios podem funcionar como exemplos de locais onde o pluralismo, a tolerância e a liberdade de crença (inclusive a descrença) estão mais avançados. Esse fenômeno fortalece a noção de que o Brasil caminha para um modelo mais pluralista e descentralizado religiosamente — onde nenhum grupo será majoritário em todos os contextos.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referências:

ALVES, JED et al. Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil, Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 29, n. 2, 2017, pp: 215-242

http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/112180/130985

ALVES, JED. Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e cenários para o século XXI, Escola de Negócios e Seguro (ENS), (com a colaboração de Francisco Galiza), maio de 2022.

https://prdapi.ens.edu.br/media/downloads/Livro_Demografia_e_Economia_digital_2.pdf

ALVES, JED. A transição religiosa no Brasil: 1872-2049, Ecodebate, 09/06/2025

https://www.ecodebate.com.br/2025/06/09/a-transicao-religiosa-no-brasil-1872-2049/

ALVES, JED. Transição religiosa em Japeri (RJ) e no Brasil, Ecodebate, 16/06/2025

https://www.ecodebate.com.br/2025/06/16/transicao-religiosa-em-japeri-rj-e-no-brasil/

ISER. Censo 2022: reflexões sobre religiões e sociedade. Debate com José Eustáquio Alves e Paul Freston, mediado por Christina Vital, 03/07/2025 https://www.youtube.com/watch?v=GvbtBA1jxnk

 

Citação
EcoDebate, . (2025). Os sem religião superam os católicos em 11 municípios brasileiros. EcoDebate. https://www.ecodebate.com.br/2025/09/24/os-sem-religiao-superam-os-catolicos-em-11-municipios-brasileiros/ (Acessado em setembro 24, 2025 at 02:58)

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo do EcoDebate está sob licença Creative Commons, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate (link original) e, se for o caso, à fonte primária da informação