Nota Pública – Conselho Nacional de Política Energética: Onde está a Sociedade Civil?
NOTA AO GOVERNO E À SOCIEDADE BRASILEIRA

Consta na agenda oficial do Ministério de Minas e Energia, em sua página na internet, a previsão de realização, de uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no dia 17 deste mês. 1 O que é este conselho e o que será decidido nesta reunião? Quem vai decidir?
Essas dúvidas têm razão de existir. Afinal, a grande maioria dos brasileiros provavelmente nunca ouviu falar do CNPE!
Em decretos presidenciais de 2000 e 2006 – que regulamentaram a lei que criou o CNPE em 1997 – existe a previsão de participação de um representante da sociedade civil e um representante da universidade brasileira, especialistas em matéria de energia.2 Entretanto, estas duas cadeiras se encontram vagas há anos, descumprindo-se um decreto do Presidente da República e, obstruindo um importante canal de diálogo entre o governo e a sociedade brasileira sobre um tema da maior relevância para o país.
Assim, o CNPE que se reúne em 17 de dezembro é um conselho exclusivamente governamental, “chapa branca”. Além disso, as Atas e Resoluções do Conselho deixam claro que grande parte de suas decisões é tomada “ad referendum”, isto é, apenas carimbando uma decisão já tomada por seu Presidente, o Ministro de Minas e Energia. Enquanto isso, a sociedade civil e a universidade brasileira, por não terem representantes no CNPE, não são sequer informadas sobre as decisões que são tomadas a portas fechadas.
É muito grave o não preenchimento dessas duas vagas. Mesmo em número insuficiente, apresença desses representantes da sociedade indicaria uma abertura mínima para a participação de pessoas e organizações que poderiam levar para a mesa de debates e decisões questões da maior relevância, que ajudariam o Conselho a cumprir sua missão.
É importante lembrar que as diretrizes que devem orientar a atuação do CNPE incluem, entre outras: a proteção do meio ambiente e promoção da conservação de energia; a identificação das soluções mais adequadas para o suprimento de energia elétrica nas diversas regiões do País; o estabelecimento de diretrizes para programas específicos, inclusive dos biocombustíveis, da energia solar, da energia eólica e da energia proveniente de outras fontes alternativas.
Como entidades da sociedade civil que acompanham e sofrem as consequências de empreendimentos prioritários do governo – como a construção de Belo Monte e outras grandes barragens na Amazônia, e a expansão do Programa Nuclear Brasileiro (PNB) – podemos afirmar que a atual política energética, estabelecida por decisões do CNPE, não leva em conta, efetivamente, as consequências sociais e ambientais dos projetos, em contraste com as diretrizes do próprio Conselho.
Também contrariando suas diretrizes, o CNPE tem menosprezado propostas inovadoras da sociedade civil e de empreendedores do setor privado em áreas estratégicas, como a eficiência energética e a conservação de energia; o aproveitamento do potencial quase infinito da energia solar, por meio da inovação tecnológica e o fomento a cadeias produtivas nacionais; as propostas de políticas para estimular, em bases sustentáveis e com justiça social, a ampliação de escala de outras fontes renováveis não convencionais, como a eólica, a biomassa e o movimento natural das águas sem barramentos, assim como a descentralização da produção e do consumo, evitando riscos e custos da produção centralizada, em mãos de grandes empresas.
O não preenchimento das vagas no CNPE reflete uma preferência política do atual governo de tomar decisões sem dialogar com a sociedade civil. Esse planejamento centralizado facilita a prática de priorizar o atendimento de interesses de grandes empreiteiras que são parceiras prediletas do setor elétrico do governo (Eletrobras, EPE), “campeões nacionais” como Eike Batista, e grupos políticos, cujas campanhas eleitorais são financiadas generosamente pelos principais beneficiários da atual política energética.
Não é legítimo, nem lícito que o CNPE tome decisões estratégicas sobre a política energética sem abrir o diálogo e sem contar com a contribuição da sociedade civil. De fato, a atual política energética está sendo imposta à sociedade, em nome de necessidades definidas a partir de critérios discutíveis, favorecendo as “necessidades” de determinados grupos econômicos.
Junto com as políticas de mineração, indústria e transporte, o modelo de produção, distribuição e consumo de energia é um tema estratégico para o país, envolvendo escolhas sobre a utilização de recursos naturais e territórios que afetam a vida de gerações presentes e futuras. Por isso, devem ser objetos de processos transparentes e democráticos de tomada de decisão, garantindo os interesses públicos.
Com certeza, a presença de representantes da sociedade civil e da academia no CNPE – que devem ser indicados por redes representativas e não pelo Governo, em maior número do que o previsto no decreto – levaria para a mesa do Conselho contribuições importantes para superar vícios da atual política energética e avançar no aproveitamento de oportunidades para efetivar uma política energética brasileira à altura dos desafios do século 21, pautada em princípios de transparência e participação democrática, respeito aos direitos humanos, justiça social, sustentabilidade ambiental e eficiência econômica.
Assim, as organizações da sociedade civil, abaixo identificadas, manifestam interesse em abrir um diálogo com o governo a fim de definir medidas práticas para superar os obstáculos ao efetivo funcionamento do CNPE. Como primeiro passo, nos dispomos a contribuir para a definição de um processo de consulta a redes da sociedade e da academia brasileira, objetivando a indicação de nomes para preencher as cadeiras vagas no Conselho.
Brasília, 17 de dezembro de 2013
Assinam:
- 
Amigos da Terra – Amazônia Brasileira 
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Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB 
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Associação Alternativa Terrazul 
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Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania 
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Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – APREMAVI 
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Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém 
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Conselho Indigenista Missionário – CIMI 
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Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP 
- Conservação Internacional – CI/ Brasil
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ECOA – Ecologia e Ação 
- 
FASE 
- 
FBOMS (Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento) 
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Fórum da Amazônia Oriental – FAOR 
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Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social 
- Fundação Avina
- 
Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia 
- 
Greenpeace – Brasil 
- 
Grupo de Defesa da Amazonia – GDA 
- 
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE 
- 
Instituto Centro de Vida – ICV 
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Instituto de Estudos Socioeconomicos – INESC 
- 
Instituto Humanitas, Pará 
- 
Instituto Madeira Vivo 
- 
Instituto Mais Democracia 
- 
Instituto Socioambiental – ISA 
- International Rivers – Brasil
- Marcha Mundial do Clima
- 
Movimento de Mulheres do Campo e Cidade Regional Transamazônica e Xingu 
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Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA 
- 
Movimento Ecossocialista de Pernambuco-MESPE 
- 
Movimento Gota D’Água 
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Movimento Tapajós Vivo – Santarém 
- 
Movimento Xingu Vivo para Sempre 
- 
Mutirão Pela Cidadania 
- 
Operação Amazônia Nativa – OPAN 
- 
Projeto Cidade Verde, Cidadania Ativa/ FE- UNB 
- 
Rede Brasileira de Ecossocialistas 
- 
Rede Cearense de Juventude (RECEJUMA) 
- 
Rede Sustentabilidade 
- 
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri/AC 
- 
SOS Clima Terra 
1 http://www.mme.gov.br/mme/menu/conselhos_comite/cnpe/CNPE_Agenda_Bxsica_2013.pdf
2A Lei no 9.478 de 1997 foi regulamentada pelos Decretos no 3.520/2000 e 5793/2006. O regimento interno do Conselho foi aprovado por resolução do CNPE em novembro de 2009.
EcoDebate, 18/12/2013
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