EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Comissão Europeia reduz cotas de pesca de bacalhau, merluza e linguado em 2014

 

pesca de bacalhau
Navios fábrica esvaziaram sistematicamente os Grandes Bancos de bacalhau. Os estoques nunca chegaram a recuperar desde 1992, altura em que a pesca foi proibida da secção canadiana desta região. No entanto os arrastões continuam a pescar bacalhau nas águas internacionais dos Grandes Bancos. Foto: © Greenpeace / Visser, Robert

 

A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira a redução drástica das cotas de pesca de bacalhau, merluza e linguado no Atlântico e no Mar do Norte em 2014 e se prepara para enfrentar os Estados membros. Matéria da AFP, no UOL Notícias.

A proposta reduz em 33% as cotas de captura do bacalhau e em 75% as de hadoque nas grandes regiões pesqueiras do Atlântico Norte.

A pesca de merluza e badejo cairia 20%.

As cotas de captura de linguado diminuiriam de 37% a 45% no Mar da Irlanda.

“É necessário proceder à redução de alguns estoques”, disse a comissária encarregada da Pesca, Maria Damanaki, em um comunicado.

“Os estoques de bacalhau no mar da Irlanda e de Kattegat (entre a Dinamarca e a Suécia) continuam em um estado deplorável”, afirmou.

A proposta será discutida pelos ministros da Pesca em dezembro para aplicação em 1º de janeiro de 2014, e as negociações se anunciam difíceis, previu um negociador.

“Será difícil para os Estados administrarem esta redução tão grande desses estoques importantes”, declarou à AFP.

 

EcoDebate, 31/10/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa