EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MAB constrói aquecedores solares de baixo custo para diminuir conta da luz

 

MAB constrói aquecedores solares de baixo custo para diminuir conta da luz

 

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está construindo aquecedores solares de baixo custo (ASBC) na cidade de São Paulo para aquecer água para o banho e para lavar louças. A instalação está sendo feita nos bairros onde o Movimento está iniciando trabalhos de base com os moradores a fim de conscientizá-los sobre o alto preço da luz e motivá-los a participarem de lutas para diminuir o preço da energia elétrica.

Segundo as lideranças do MAB, a experiência está sendo implantada em bairros da capital onde as contas da energia elétrica chegam a custar valores absurdamente altos, em alguns casos, em casas com apenas três pessoas, a conta mensal chega a ser 650 reais. Uma das placas foi instalada na secretaria nacional do MAB.

A tecnologia ASBC foi desenvolvida pela Sociedade do Sol (SOSOL), ligada à Universidade de São Paulo, tem o intuito de ser uma tecnologia social para ser apropriada pela população em geral. “É uma alternativa que pode ser construída em todas as residências do Brasil que necessitem de água quente. Basta que tenha um pouco de sol durante o dia”, disse uma das lideranças.

Segundo o próprio MAB, os militantes continuarão denunciando que o preço pego pelos trabalhadores para a energia elétrica no Brasil é um roubo e que o modelo energético brasileiro é de barganha para os capitalistas se apropriarem das riquezas do nosso país. “Por isso, cada vez mais é importante que os trabalhadores tenham acesso à formas alternativas de aquecimento de água”, finalizam as lideranças do Movimento.

Informe do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, publicado pelo EcoDebate, 23/07/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “MAB constrói aquecedores solares de baixo custo para diminuir conta da luz

  • Roberta Nogueira Alves de Aguiar

    OLÁ.
    GOSTARIA DE SABER SE É DE FÁCIL INSTALAÇÃO? COM ADQUIRIR O MATERIAL PARA INSTALAÇÃO? TENHO INTERESSE POIS ESTÃO CONSTRUINDO UMA CASA E QUERO COLOCAR ESTE AQUECEDOR.
    AGUARDO RESPOSTA
    ATENCIOSAMENTE,

    ROBERTA NOGUEIRA

    —-
    Resposta do EcoDebate: Prezada Roberta, existem muitas alternativas e modelos de equipamentos para aquecimento solar. No caso da matéria, a solução é da Sociedade do Sol e pode ser consultada em http://www.sociedadedosol.org.br/ .

    Atenciosamente

    Redação do Portal EcoDebate

Fechado para comentários.