EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

ArtigoEditorial

A Fazendona Brasil e a ‘opção’ pelo desenvolvimentismo ruralista, por Henrique Cortez

 

ambientalistas x ruralistas
por Lute para o Hoje em Dia / Humor Político

 

[EcoDebate] O governo (este e os anteriores) sempre demonstra permanente submissão aos interesses do agronegócio de exportação, principalmente os pecuaristas e sojicultores que, aliados aos grandes grupos econômicos e financeiros, apenas percebem os ativos ambientais como recursos econômicos a serem livremente apropriados.

O manejo sustentável dos recursos naturais, a agroecologia e a agricultura familiar não estão na agenda de compromissos dos grandes interesses econômicos e, por consequência, também não estão na agenda do governo.

Nesta lógica, o governo mantém a opção pelo incentivo à produção e exportação de produtos primários como cláusula pétrea da economia nacional.

Como em outras áreas, é a versão século XXI do modelo colonial, no qual as colônias exportavam produtos primários (com pequeno valor agregado) para beneficiamento pelas metrópoles, as quais os processavam e reexportavam (com grande valor agregado). Foi assim que as colônias financiaram o desenvolvimento dos países colonialistas e ainda é assim que o terceiro mundo financia os países que se dizem desenvolvidos.

Esta pauta colonial de exportação está na origem de tantos desencontros e ambiguidades, tal como a encontrada na produção do biodiesel, cujo programa foi lançado com o argumento de que seria a “redenção” da agricultura familiar no norte e nordeste do país. No entanto, o biodiesel é majoritariamente produzido a partir da soja (70% do total), passando ao largo da agricultura familiar. Mostrou-se como mais um projeto para beneficiar os mesmos de sempre, como sempre.

A bancada ruralista no Congresso, reiteradas vezes, provou o seu imenso poder, guiando políticas públicas, mesmo quando elas serão desastrosas no longo prazo.

Os exemplos são muitos, vão do ‘novo’ Código Florestal ao esvaziamento do Incra e da Funai. O empenho ruralista em impedir novas demarcações de terras indígenas é público e notório. Tudo em nome da expansão das áreas de cultivo e pecuária.

Agora, o Senado aprova projeto que autoriza o plantio de cana-de-açúcar nas áreas desmatadas e nos biomas cerrado e campos gerais na Amazônia Legal, mesmo sabendo que a região amazônica foi excluída do zoneamento agroecológico feito pela Embrapa para o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil.

É indiscutível a pressão que a bancada ruralista faz pela ‘flexibilização’ da legislação socioambiental e até mesmo da Constituição, sempre argumentando pela necessidade de ampliar a produção de alimentos, como se já não produzíssemos mais do que o suficiente para consumir e exportar milhões de toneladas, mesmo com um desperdício médio de 35% do que produzimos.

No Brasil e no mundo não faltam alimentos, mas as pessoas passam fome porque não tem dinheiro suficiente para comprá-los.

O modelo agrícola brasileiro, baseado na agropecuária intensiva e extensiva, ainda é um reflexo do modelo de ocupação territorial aplicado desde a colonização.

A agricultura e seus marcos legais podem e devem ser modernizados, incorporando os novos conceitos, tecnologias e conhecimentos científicos acumulados ao longo das últimas décadas. Mas modernização é algo completamente diferente do que o proposto pela bancada ruralista, que reafirma as práticas do inicio do século 20. Uma ‘modernização’ que, mais uma vez, nos colocará na vanguarda do atraso.

Para o governo e seus aliados, a agenda desenvolvimentista continuará intocada, quaisquer que sejam os danos sociais ou ambientais deste modelo equivocado de desenvolvimento. O ministério do meio ambiente continuará no papel de objeto cênico, um mero ‘biombo’ verde, porque esta é a vontade expressa do governo.

Mas não podemos negar a nossa responsabilidade por tudo isso. Nossa omissão, nossa ausência nas discussões sobre o nosso futuro, permitem que esta situação se agrave cada vez mais. Podemos e devemos resistir ao avanço do ‘trator’ ruralista e de sua agenda ambientalmente insustentável.

Além disso, cotidianamente, precisamos iniciar as discussões sobre este modelo econômico escorado na exportação de produtos primários, com destaque para minério, alumínio primário, carne e grãos. É necessário questionar a quem serve este modelo e a quem beneficia.

Ou questionamos e encontramos um outro modelo de desenvolvimento ou continuaremos no modelo colonial de exportação de produtos primários. É o que fazemos desde o descobrimento (apenas mudamos de senhores ao longo do tempo) e ainda não chegamos lá.

Precisamos, desde já, nos preparar para 2014, construindo uma agenda de sustentabilidade e organizando nosso apoio aos candidatos que tenham clara compreensão do desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável.

Pouco ou nada poderá ser feito para garantir um futuro minimamente sustentável se para cada parlamentar comprometido com as causas sociais e ambientais forem eleitos 30 representantes dos ruralistas, dos agroquímicos, da grande industria, etc. Esta é a proporção atual e já sabemos as consequências.

Nesse ritmo, o país que conhecemos deixará de existir, sendo transformado na “Fazendona Brasil”, a neocolônia que preferiu abandonar o seu futuro para tornar-se o “celeiro do mundo”.

Parafraseando o jornalista e ambientalista Washington Novaes, se devastação e exploração irracional de recursos naturais levasse ao desenvolvimento, já seríamos o mais rico e desenvolvido país do mundo.

Henrique Cortez é ambientalista e coordenador do portal EcoDebate.

batendo bumbo

Nota: Vejam, abaixo, uma pequena amostra desta opção pelo desenvolvimentismo ruralista:

Governo cede a ruralistas e inicia desmonte da Funai com suspensão de demarcações
Publicado em maio 13, 2013

Manifesto da APIB contra o preconceito institucionalizado do governo Dilma aos povos indígenas
Publicado em maio 10, 2013

Governo reavalia processo de demarcação de terras indígenas
Publicado em maio 9, 2013

Deputados criticam Funai e Gleisi concorda com inexistência de ‘critérios claros’
Publicado em maio 9, 2013

Demarcação de terras indígenas em três estados será submetida a parecer da Embrapa
Publicado em maio 9, 2013

Governo estuda submeter demarcação de áreas indígenas a pareceres da Embrapa e do Ministério da Agricultura
Publicado em maio 8, 2013

Inflação dos alimentos está ligada à hegemonia do agronegócio, afirmam especialistas
Publicado em maio 3, 2013

Ruralistas e a existência do trabalho escravo no Brasil: a negação da verdade, por João Marcelo Intini
Publicado em maio 2, 2013

Soja, cana e pecuária ocupam novas áreas e avançam sobre o Centro-Oeste
Publicado em abril 30, 2013

Aumento dos conflitos de terra, assassinatos e conflitos pela água são destaque do relatório anual da CPT
Publicado em abril 24, 2013

PEC 215 é parte da estratégia ruralista de expandir as áreas de plantio no Brasil
Publicado em abril 18, 2013

Ruralistas intensificam ofensiva contra povos indígenas em ações por todo o país
Publicado em abril 17, 2013

O agronegócio é ‘negócio’ para o Brasil? artigo de Gerson Teixeira
Publicado em março 27, 2013

Sem acordo com a bancada ruralista, CPI do Trabalho Escravo da Câmara encerra trabalhos sem relatório
Publicado em março 25, 2013

Bancada ruralista articula revisão da legislação trabalhista rural
Publicado em março 12, 2013

 

EcoDebate, 15/05/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “A Fazendona Brasil e a ‘opção’ pelo desenvolvimentismo ruralista, por Henrique Cortez

  • Compartiho, na essencia, com maior parte das opiniões do articulista. Nao concordo, entretanto, com alguns mecanismos. O discurso de que devemos proteger o meio ambiente não pode ser questionado, mas as soluções de modo geral envolvem palpites qualitativos, com os quais todos concordam, mas nao há consenso quanto ao aspecto quantitativo, prazos, forma e ponderaçoes.
    Qualquer Politica, Plano, Programa somente tem sentido se feito no ambito de uma Estratégia Geral. O que se precisa no Brasil é uma Avaliação Ambiental Estratégica – AAE, indicando nossas necessidades economicas, sociais e ambientais. A partir disto, uma Estratégia Ambiental sólida, clara, de longo prazo, com discussão e participação. Nao se pode descuidar nem do meio ambiente, nem da economia e muito menos do bem estar social, de forma ponderada, equilibrada.
    E sem uma avaliação ampla, todos dão sugestões e ídéias, muito boas maior parte, mas fora de um contexto estratégico.

  • José Eustáquio

    Henrique,

    Muito bom e oportuno o seu artigo.
    Parabéns!!!!
    Abs, José Eustáquio

Fechado para comentários.