EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Projeto Ekó House une sustentabilidade e eficiência energética

 

Casa eficiente tem cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro e quarto

Nesta sexta-feira (4), a partir das 9h30, aconteceu no campus da Cidade Universitária a apresentação do projeto Ekó House (www.ekobrasil.org). Trata-se de uma casa eficiente, sustentável e inovadora, que funciona exclusivamente com energia solar, tanto térmica quanto fotovoltaica, e que está sendo montada no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. Estão programadas visitas guiadas para apresentação da casa aos interessados, além de palestras que serão realizadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

“A casa tem aproximadamente 47 metros quadrados (m²). Ela conta com cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro e quarto. O ambiente é projetado para dar flexibilidade de uso, com persianas e móveis o ambiente é alterado aumentando a área social ou a área íntima”, explica a mestranda em arquitetura Bruna Mayer de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e uma das integrantes da iniciativa.

O projeto é a proposta brasileira que está concorrendo ao Solar Decathlon Europe 2012 (www.sdeurope.org), uma competição internacional onde 20 equipes, representando universidades de todo o mundo, projetam, constroem e colocam em funcionamento uma casa sustentável e com eficiência energética.

O Team Brasil é uma equipe transdisciplinar formada por estudantes e docentes de diversas áreas como: Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, Sanitária e Ambiental, Automação e Sistemas, e outras áreas como Design e Marketing.

O projeto é coordenado pelos professores José Ripper Kós (coordenação geral) e Themis da Cruz Fagunde (coordenação de pesquisa), ambos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além da professora Cláudia Terezinha de Oliveira Andrade (coordenação de produção e montagem), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Há ainda a colaboração de membros das Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Solar Decathlon
O Solar Decathlon é dividido em dez categorias que avaliam as inovações da casa, como sua capacidade de geração e eficiência energética, conforto, qualidade espacial e construtiva, entre outras. As casas são construídas e testadas localmente e transportadas para o local da competição em Madrid, na Espanha, onde devem ser montadas em dez dias. Lá permanecem em exposição lado a lado por 17 dias, quando estão abertas à visitação do público e são realizadas as provas.

“A casa será levada para Madrid parcialmente desmontada, em containers. A estrutura é feita de peças de cumaru e placas de OSB (oriented stranded board) que formam painéis. Esses painéis são preenchidos com lã de vidro para isolamento térmico. Como revestimento, são usadas placas cimentícias, e entre os painéis e as placas também é utilizado ‘isolamento térmico de alto desempenho’, um material fibroso de alta eficiência no isolamento térmico. Os painéis já irão prontos para Madri, com todas as suas camadas instaladas, inclusive com canos e fios, para lá serem apenas encaixados”, explica Bruna.

Produção e montagem
O projeto da Ekó House está em desenvolvimento desde o final de 2010, e atualmente encontra-se no estágio de produção e montagem. A viabilidade de execução do protótipo, que combina elementos de tecnologia high-tech com soluções tradicionais de arquitetura e engenharia, é o resultado do empenho criativo dos docentes e discentes que compõem o Team Brasil, associado ao apoio e parcerias fundamentais de empresas e instituições, especialmente da área de energia e construção civil, e órgãos nacionais de fomento à pesquisa científica e inovação tecnológica, que contribuíram com o fornecimento de materiais, assessoria técnica, descontos e apoio financeiro.

Diversos aspectos do projeto e da produção da Ekó House fundamentam uma dezena de trabalhos acadêmicos que resultarão em teses e dissertações. Além disso, o desenvolvimento do protótipo está inserido em um convênio entre USP e Eletrobrás (ECV 308/2009), coordenado pelo professor Adnei Melges de Andrade (USP), que tem como objetivo principal o lançamento das bases de uma indústria nacional de Residências Energia Zero (REZ) com tecnologia brasileira e adequação às nossas diversas regiões bioclimáticas.

“O projeto busca desenvolver pesquisa sobre Residências de Energia Zero (REZ) para o nosso clima e sociedade. Buscamos tecnologias que levem a um menor impacto ambiental das residências brasileiras. Por isso, além da pesquisa, do projeto e construção da casa, temos várias atividades de comunicação que buscam incentivar um estilo de vida mais sustentável, como palestras e aulas em colégios, o site e blog da equipe (www.ekobrasil.org), ações nas mídias sociais, entre outros”, afirma.

O evento acontece a partir das 9h30 no auditório do IEE, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, Cidade Universitária, São Paulo. No mesmo dia, das 16 às 18 horas, ocorrerá um evento aberto a toda comunidade acadêmica e ao público em geral na FAU (Rua do lago, 876. Cidade Universitária, São Paulo): das 16 às 17 horas, palestra sobre a Ekó House; e das 17 às 18 horas, apresentação interativa do projeto.

Mais informações: e-mail ekohousebrasil@gmail.com ou site www.ekobrasil.org

Matéria da Agência USP de Notícias, publicada pelo EcoDebate, 07/05/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Projeto Ekó House une sustentabilidade e eficiência energética

  • jose carlos aguiar brito

    Trabalho com assessoria a projetos de habitação popular para baixissima renda, atualmente começaremos a pesquisar modelos para uma casa-rual popular o mais sustentável possivel, dentro do economicamente viavel, procuramos parceiros para conhecer tecnologias,

    Obrigado ZeCa Brito

Fechado para comentários.