EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fogo no câmpus de Ribeirão Preto da USP destrói banco genético de floresta

Área de 27,3 hectares no câmpus de Ribeirão Preto da USP queima em quatro horas

Uma megaoperação anti-incêndio envolvendo dezenas de profissionais e voluntários não foi suficiente para evitar a destruição de 27,3 hectares do banco genético com mais de 40 mil árvores de uma floresta existente no câmpus da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

As causas do incêndio, que começou por volta das 13 horas de terça-feira e foi controlado cerca de quatro horas depois, não foram descobertas, mas a USP descarta a possibilidade de um incêndio criminoso. Reportagem de Luís Henrique Trovo, de O Estado de S.Paulo

“Ainda não podemos afirmar que os prejuízos são irreversíveis. Precisamos fazer uma avaliação mais detalhada. Esperamos que algumas espécies se recuperem”, diz Elenice Mauro Varanda, pesquisadora do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Dimensão. A floresta queimada tem 75 hectares, sendo que 45 deles fazem parte do banco genético – plantas e sementes de espécies das Bacias Hidrográficas dos Rios Pardo e Mogi, além de mamíferos, aves, fungos, insetos e animais de solo.

Segundo a pesquisadora Elenice, na parte do banco genético incendiado existiam 45 espécies arbóreas com 3.375 progênies (matrizes para preservação da variabilidade genética) que serviriam para a criação de novas florestas.

De acordo com a guarda da universidade, esse foi o maior incêndio na história do câmpus da USP de Ribeirão Preto.

EcoDebate, 18/08/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa