MMA recebe contribuições para acordo setorial de política reversa sobre lixo eletroeletrônico até dia 30

 

Objetivo é dar destino adequado aos resíduos

ABr

 

lixo eletrônico
Foto: Emerson Ferraz/GPE/SECOM/EBC

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos completou nove anos e o governo federal apresentou uma proposta para que fabricantes, importadores e comerciantes assumam o compromisso de dar o destino adequado aos resíduos eletroeletrônicos.

Até o dia 30 de agosto, consumidores e todos os setores envolvidos na produção e comércio de bens tecnológicos poderão acessar o site do Ministério do Meio Ambiente e opinar sobre o documento.

acordo setorial de política reversa é um passo importante na busca por soluções sustentáveis para um problema crescente no mundo, mas o Brasil ainda está muito longe de solucionar a má gestão dos materiais descartados diariamente por consumidores em busca de mais avanços tecnológicos.

Segundo o secretário de Qualidade Ambiental do ministério do Meio Ambiente, André França, o fechamento do acordo será um avanço significativo para aumentar um sistema de responsabilidade compartilhada, que é praticamente inexistente hoje no país. “Esse acordo está inserido no âmbito do programa Lixão Zero, uma das frentes da agenda de qualidade ambiental urbana estabelecida como prioridade pelo ministro Ricardo Sales para levar soluções onde vive 85% da nossa população, ou seja, nas cidades, onde estão concentrados os principais impactos ambientais.”

Após a consulta pública, o acordo deverá ser assinado pelas entidades que representam os setores envolvidos e entrará em vigor em duas etapas. Na primeira, será criado um grupo de acompanhamento de performance (Gap), para monitoramento das metas; além de um mecanismo financeiro para viabilizar as ações.

A segunda fase deverá acontecer em no máximo um ano após a assinatura do acordo e envolverá a habilitação dos prestadores de serviço, a elaboração do plano de comunicação e educação e a qualificação dos participantes diretos e indiretos. Nessa etapa também já serão instalados os pontos de coleta.

Entenda mais sobre os resíduos eletroeletrônicos no especial da Agência Brasil.

 

do lixo ao ouro

Por Fabíola Sinimbú, da Agência Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/08/2019

MMA recebe contribuições para acordo setorial de política reversa sobre lixo eletroeletrônico até dia 30, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 9/08/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/08/09/mma-recebe-contribuicoes-para-acordo-setorial-de-politica-reversa-sobre-lixo-eletroeletronico-ate-dia-30/.

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top