EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Concepção e alguns tipos de inovação social, por Andréia de Bem Machado e Lauro Charlet Pereira

 

CONCEPÇÃO E ALGUNS TIPOS DE INOVAÇÃO SOCIAL

Andréia de Bem Machado1

Lauro Charlet Pereira2

[EcoDebate] O conhecimento que gera inovação em produtos ou serviços não é aquele sobre fatos ou determinados conteúdos, mas, sim, aquele relacionado a contextos; é um conhecimento situado e aplicável. Esse conhecimento, por sua vez, gera soluções, resolve problemas e, quando incorporado a um produto ou um serviço, altera, modifica, gera utilidade e gera valor. Assim o processo de inovação é um processo interativo, que ocorre com o auxílio de vários agentes que possuem diferentes tipos de informação e conhecimento.

 

Figura 1 – Agentes da inovação

Agentes da inovação

Fonte: Machado (2018).

 

A inovação pode estar ligada à tecnologia e atrelada às questões sociais. Essa última é conhecida como inovação social. Historicamente, primeiro conceito intersectado à inovação social é de George Fairweather que relacionou o conhecimento com a geração de soluções alternativas para os problemas sociais.

Há reflexões sobre a definição de inovação Social. Segundo Mulgan et al. (2011), alguns conceitos são muito específicos e não incluem muitos exemplos de inovação social (especialmente, aqueles que vêm do mercado). Outros são tão abrangentes que incluem exemplos de projetos e organizações que não são particularmente inovadores (embora eles entreguem benefícios para as comunidades que servem). A questão reside no fato de que muitos usam o termo para descrever as coisas que não são nem “social” nem “inovador”. Atualmente, a inovação social é muito mais abrangente do que qualquer empreendedorismo social ou empresa social – embora, muitas vezes, incluem um ou ambos destes. Ao contrário dos termos de empreendedorismo social, a inovação social transcende setores, níveis de análise e métodos para descobrir os processos – as estratégias, táticas e teorias da mudança – que produzem impactos duradouros. (MULGAN et al., 2011).

Um conceito de inovação social explicitado por CENTRE FOR SOCIAL INNOVATION (2016), refere-se à criação, ao desenvolvimento, à adoção e à integração de novos conceitos e práticas que colocam as pessoas em primeiro lugar. Inovações Sociais resolvem desafios sociais, culturais, econômicos e ambientais existentes.

A inovação social serve para ajudar a resolver problemas sociais. Podemos destacar alguns exemplos explicitados por Okano e Fernandes (2017):

1. Microcrédito – Banco Grameeen: em 1976, o professor Muhammad Yunus fundou o Banco Grameen, uma organização de microfinanças que fazia empréstimos de microcrédito para pessoas pobres, sem condições de oferecer garantias. O objetivo era lutar contra a pobreza por meio de serviços financeiros, visando ajudar as pessoas de baixa renda a estabelecer negócios lucrativos.

2. O exemplo mais significativo da inovação social organizado pelo setor corporativo é “Projeto Shakti” da Unilever. Esse projeto apoia as pessoas no segmento de menor renda na Índia.

3. The Big Issue: idealizado pelo empreendedor social John Bird, em Londres (1991). The Big Issue consiste em empreendimento, que visa proporcionar renda legítima para algumas pessoas mais vulneráveis da sociedade por meio de subsídios para a venda de jornais impressos. Após treinamento obrigatório e assinatura do código de conduta, é concedido um crachá aos vendedores.

4. Alcoólicos Anônimos: surgiu em 1935 em Akron, EUA, com o propósito de ajudar as pessoas viciadas em álcool, com o suporte da sociedade informal. O funcionamento ocorre por meio de reuniões semanais periódicas, onde os dependentes compartilham suas aflições e vivências com outros colegas que já conseguiram superar o problema.

5. Universidade em ação – Projeto SGP: na Holanda, em 2007, a universidade de Twente com vistas a atender a grande quantidade de indivíduos excluídos socialmente, ao redor da instituição, somado a cinco organizações de todas as esferas, criou um modelo inovador de atendimento aos desfavorecidos.

6. Diagnóstico precoce infantil (EID) – CHAI e Parceria HP: No Quênia, um bebê HIV positivo que não recebe tratamento antirretroviral (ART) tem menos de 50% de chance de sobreviver, até a idade de 2 anos.

7. Delta Brac Housing Finance Corporation Ltd (DBH) tem feito com que a realidade da casa própria seja acessível para mais de 20.000 famílias em Bangladesh. Fundada em 1997, DBH foi criado como uma operação de “joint venture” por cinco organizações, incluindo BRAC (Bangladesh Rural Advancement), a maior ONG do país.

Referências

CENTRE FOR SOCIAL INNOVATION. About. Disponível em: http://socialinnovation.ca/about . Acesso em: 28 de abril 2019

MACHADO, Andreia de Bem. Habitat de inovação: construção do conhecimento em incubadoras. 2018. Tese de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento,Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

MULGAN, G.; SIMON, S.; PULFORD, L. Study on Social Innovation for the Bureau of European Policy Advisors. Young Foundation, 2011.

OKANO, M. T. ; FERNANDES, Marcelo Eloy . A IMPORTANCIA DA INOVAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO ATUAL: UMA PESQUISA BIBLIOMETRICA SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS. In: Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2017, São Paulo. Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA). São Paulo: Anais do XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2017., 2017.

1 Pedagoga. Pesquisadora no grupo de pesquisa via do conhecimento UFSC. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) Professora no Curso de Engenharia de Produção na UNIASSELVI. Av. Getúlio Vargas, 63 – Centro 2, Brusque – SC, 88353-900. E-mail: andreiadebem@gmail.com

2 Engenheiro Agrônomo. Doutor em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente. Rod. SP 340, Km 127,5. Caixa Postal 69. Tanquinho Velho, Jaguariúna/SP. 13.820-000. E-mail: lauro.pereira@embrapa.br

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/05/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.