EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Incêndio na Chapada dos Guimarães pode ter sido criminoso

queimada

 

Por Jéssica Gonçalves

O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, há sete dias, pode ter sido criminoso.

Foi o que constataram técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante ações de combate ao fogo nesta terça-feira (8).

O coordenador de Emergências Ambientais do instituto, Christian Berlinck, afirma que ainda não há suspeitos.

Sonora: “Há indícios de criminoso, sim, pelo local e hora que aconteceu. Alguém que passou lá com fósforo ou isqueiro. Ainda não tem suspeito porque a gente não conseguiu fazer a perícia. Toda a nossa equipe está nas ações de coordenação de combate. Então nós não conseguimos fazer nenhuma perícia no local.”

Christian Berlinck informou que as equipes estão fazendo medições por imagens de satélite, por causa da dificuldade em visualizar as áreas afetadas.

Sonora: “A situação está bem complicada porque a umidade do ar está baixa, os ventos estão muito fortes, isso tem propiciado a propagação mais rápida do fogo. Não está simples de trabalhar. Dificilmente a gente consegue dar um prognóstico de quando ele vai ser controlado.”

Até agora, dois focos de incêndio foram extintos, um próximo à cachoeira Véu de Noiva, que está fechada para visitas, e outro na parte baixa do parque, dentro da unidade de conservação.

O combate às chamas é feito por cerca de 130 homens do ICMBio, do Ibama e do Corpo de Bombeiros. Dois helicópteros e um avião tanque ajudam no lançamento de água.

Para ouvir a reportagem em seu player e/ou fazer o download do arquivo MP3 clique aqui

Da Radiogância Nacional, in EcoDebate, 09/09/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa