EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Uranium Film Festival: Dia da Bomba Atômica no MAM Rio

 

radiação

Uranium Film Festival na Cinemateca do MAM Rio lembra o “Dia da Bomba Atômica”.

16 e 17 de julho de 2015, o Uranium Film Festival/Urânio em Movimento vai lembrar os 70 anos em que o mundo mudou com a explosão da primeira bomba atômica.

A 5ª edição do festival internacional de cinema sobre energia nuclear do Rio de Janeiro, International Uranium Film Festival/Urânio em Movimento, começa na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no “Dia da Bomba Atômica”, 16 de julho. Nesta data, 70 anos atrás, em 16 de julho de 1945, o mundo mudou com a explosão da primeira bomba atômica, no Novo México, Estados Unidos.

Nos dias 16 e 17 de julho de 2015, o festival vai exibir, além de filmes sobre bombas atômicas, também terá filmes sobre outros assuntos nucleares, como o acidente radioativo de Fukushima e bombas perdidas na Espanha.

Um dos destaques vem do Brasil, sobre uma temática muito atual, o filme “Revista da Morte” de Laércio Tomaz. O documentário chama atenção para o risco à saúde do uso de scanners corporais, com radiação ionizante, na inspeção de segurança nos presídios. Estes aparelhos de “body scan” funcionam como um raio-X e podem substituir a revista íntima nas mulheres que visitam presidiários. No caso retratado pelo filme, o uso de radiação ionizante na inspeção de segurança dos presídios de Vila Velha e Viana, no Espírito Santo, pode ter causado 22 abortos em série. http://www.conter.gov.br/?pagina=noticias&id=676

A continuação da 5ª edição do Uranium Film Festival está planejada para setembro, enfocando filmes sobre o acidente radioativo de Goiânia, ocorrido em 13 de setembro de 1987. O festival também estará de 24 a 30 de setembro, em Berlim.

Sobre Uranium Film Festival – Urânio em Movimento

Criado em 2010, Urânio de Movimento – fora do Brasil reconhecido como “International Uranium Film Festival” – é o primeiro festival internacional de cinema no mundo dedicado à temática nuclear, exibindo filmes sobre todas as formas de uso da tecnologia nuclear em nossa sociedade. O seu objetivo é romper a barreira entre o complexo mundo da Ciência & Tecnologia Nuclear e o senso comum, utilizando o poder da Sétima Arte com filmes de todos os gêneros e duração (documentário, ficção, experimental e animação), provenientes dos cinco continentes. O festival sensibiliza o público para a importância de conhecer os efeitos do uso da tecnologia nuclear em nossa sociedade, entendendo que esta é a melhor forma de prevenção aos seus riscos.

A ideia essencial do festival é a prevenção.

Lembrar e refletir sobre os acidentes nucleares e radiológicos é um exercício necessário para evitar que eles se repitam. Apresentar os riscos da radioatividade não é um estímulo à cultura do pânico, mas um compromisso com a cultura da responsabilidade.

Por Márcia Gomes de Oliveira, Diretora Executiva, Uranium Film Festival

Publicado no Portal EcoDebate, 24/06/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa