Seu banho, X-Lane e o Bóson, artigo de Montserrat Martins

 

opinião

 

[EcoDebate] Se falta água em São Paulo é porque o seu (nosso) cérebro presta mais atenção em X-Lane que no Bóson. Parece estranho, mas vamos decifrar esse enigma para garantir o seu banho no futuro e que não falte luz.

Correu o mundo a notícia daquela vice-miss que arrancou a coroa da cabeça da miss Amazonas. Virou fofoca irresistível, na internet os debates vão da inveja explícita à teoria conspiratória dos resultados “comprados”, bombando o vídeo e os memes da Sheislane (nome da vice) arrancando a coroa da rainha Elizabeth, da Dilma, etc. Uma lanchonete em Manaus criou o X-Lane que é um sucesso de vendas, vem o hambúrguer com fritas e uma coroa em cima, as crianças adoram.

O nosso cérebro adora “memes”, coisas fáceis de memorizar e com conteúdo emocional, dramático ou divertido. O extremo oposto disso é a ciência, o Bóson de Higgs, que poderia revolucionar a física, a química, a tecnologia. Assunto difícil, em que nossa opinião não parece importante: um tema inacessível é para especialistas.

A falta de água e de energia é prevista pelos cientistas há décadas, mas quase ninguém deu bola, ao contrário dos debates ardorosos sobre o comprimento da saia da Geisy Arruda. Porque implica em prevenção, planejamento, racionalidade. Para ser notado, o Greenpeace faz verdadeiras pirotecnias em seus alertas ambientais.

O sol gera assuntos sobre as musas do verão, mas a energia solar ainda não faz parte dos projetos habitacionais, o que o físico Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás, aponta com uma das soluções para a crise energética. O problema são os custos, mas esses só podem se tornar acessíveis justamente com a produção massiva e aí é que entraria a importância decisiva do apoio governamental à energia solar.

A falta d’água tem tudo a ver com as florestas derrubadas, o veloz desmatamento da Amazônia e da região central do país, diminuindo drasticamente as chuvas, pois sem matas não tem água. Água, geração de energia e infra-estrutura não foram debatidos seriamente na campanha eleitoral, monopolizada por criações de “memes”, jingles e artifícios dos marketeiros, sem enfrentar questões fundamentais para o país.

O meme vem do cérebro primitivo, emotivo e superficial, impulsivo e fútil. A ciência, a racionalidade e o planejamento são recursos acumulados em milênios de esforços civilizatórios. Ainda dá tempo de escolher o banho em vez de X-Lane.

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é médico psiquiatra, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e presidente do IGS – Instituto Gaúcho da Sustentabilidade.

Publicado no Portal EcoDebate, 10/02/2015

Seu banho, X-Lane e o Bóson, artigo de Montserrat Martins, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/02/2015, https://www.ecodebate.com.br/2015/02/10/seu-banho-x-lane-e-o-boson-artigo-de-montserrat-martins/.


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top