EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Indonésia ultrapassa Brasil em desmatamento de floresta tropical

 

Desmatamento na Indonésia (AFP)

 

Pesquisadores disseram que desmatamento levou à alta na emissão de gases do efeito estufa e perda de biodiversidade

Um novo estudo mostrou que a Indonésia perdeu cerca de 60 mil quilômetros quadrados de floresta tropical num período de 12 anos, superando pela primeira vez o Brasil na taxa de desmatamento.

A área desmatada é quase do tamanho da Irlanda. O avanço ocorreu apesar do governo ter assinado uma moratória em 2011 com o objetivo de reduzir o ritmo do surgimento de áreas devastadas.

O estudo foi divulgado pela publicação científica Nature Climate Change.

Cientistas monitoraram o crescimento de áreas desmatadas na Indonésia entre 2000 e 2012 usando satélites e disseram que as áreas devastadas deram espaço a plantações de palma e fazendas.

Até 2012, estima-se que a perda anual de floresta nativa na Indonésia tenha sido maior do que no Brasil, disseram cientistas.

Naquele ano, a Indonésia perdeu 8.400 quilômetros quadrados. No Brasil, o desmatamento chegou a 4.600 quilômetros quadrados.
Efeito estufa

Os pesquisadores da Universidade de Maryland disseram que o desmatamento levou a uma alta na emissão de gases causadores do efeito estufa e perda de biodiversidade.

A Indonésia tem cerca de 10% das plantas e 12% dos mamíferos do mundo. O país é conhecido pela diversidade da vida animal, que inclui orangotangos e tigres-de-sumatra.

Ambientalistas dizem que políticos corruptos são rápidos na venda de enormes faixas de florestas tropicais, e apontam para a necessidade de maiores controle e sanções para reduzir o ritmo de perda das florestas da Indonésia.

Grandes incêndios florestais na Indonésia para limpar terras no ano passado provocaram uma fumaça pesada que encobriu as vizinhas Malásia e Cingapura, provocando temores sobre problemas de saúde nesses países.

A Noruega prometeu US$1 bilhão para a Indonésia se o país provar estar comprometido em interromper o desmatamento.

Agências relatam que a Noruega pagou quase US$ 50 milhões para ajudar a Indonésia a criar novas instituições para reduzir o desmatamento.

Mas a Indonésia só vai começar a receber quantias maiores de dinheiro se o desmatamento for reduzido.

Matéria da BBC Brasil, reproduzida pelo EcoDebate, 01/07/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa