EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF realizará consulta pública sobre seca na Paraíba, na cidade de Sousa, no dia 10/10

 

MPF realizará consulta pública sobre seca na Paraíba, na cidade de Sousa, no dia 10/10

 

Evento será na cidade de Sousa, das 8h às 12h, no auditório da UFCG

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) realizará consulta pública, em 10 de outubro, na cidade de Sousa (PB), para estreitar relações com a sociedade e pautar quais as prioridades de sua atuação no tocante aos problemas da seca no estado. O evento “Seca, esse problema também é nosso. O MPF quer ouvir você” ocorrerá no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Campus Sousa), das 8h às 12h. Inscreva-se agora.

A consulta pública pretende reunir cidadãos e representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas e organizações não-governamentais. Na oportunidade, procuradores da República ouvirão críticas, sugestões e identificarão temas importantes relacionados à seca em que o Ministério Público deve atuar.

Grande parte das verbas destinadas aos problemas ocasionados pela seca no Nordeste, a exemplo das obras de transposição do Rio São Francisco, tem origem federal. O MPF está ciente, também, que na Paraíba existem problemas em reservatórios administrados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), como a cessão irregular de lotes para particulares e a má administração do uso da água das bacias.

Segundo o procurador-chefe Rodolfo Alves Silva, nesse primeiro momento o órgão ouvirá a sociedade. “O passo inicial é conhecer o problema sob a percepção daquele que enfrenta a seca. Em seguida, após identificada a existência de eventual irregularidade na atuação dos órgãos responsáveis por minimizar as consequências para o cidadão, será proposta uma solução para o problema, tanto na correção da atuação quanto em eventual punição dos maus gestores, chamando os órgãos a assumirem suas responsabilidades”, ressaltou.

Inscrições – As inscrições são gratuitas. Para isso, basta acessar a página www.prpb.mpf.mp.br e clicar no banner de inscrição do evento. Também serão aceitas inscrições presenciais no dia da consulta pública. Ao preencher o formulário, os participantes podem opinar qual deve ser a atuação prioritária do MPF sobre o problema da seca, bem como sugerir uma forma de combater a seca na Paraíba. Também serão aceitas inscrições presenciais no dia da consulta pública.

Modernização – A realização da consulta pública na Paraíba e em vários outras unidades do Ministério Público Federal no país faz parte de uma série de iniciativas que o órgão vem tomando desde 2010, quando inaugurou um processo de modernização dos seus processos de trabalho e da sua estrutura organizacional.

A consulta pública sobre seca será a segunda realizada pelo órgão na Paraíba. A primeira foi realizada, em 2012, na cidade de João Pessoa.

Consulta Pública do MPF
Quando: quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Onde: Auditório da UFCG – Campus Sousa (Rua Sinfrônio Nazaré nº38, Centro – Sousa-PB)
Horário: 8h às 12h
Como se inscrever: pela página www.prpb.mpf.mp.br

Fonte: Procuradoria da República na Paraíba

EcoDebate, 04/10/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa