EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Territórios vazios? artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

Territórios vazios?

 

“É sempre bom lembrar,
Que o copo vazio
Está cheio de ar”
Copo Vazio, de Chico Buarque

 

[EcoDebate] A história do Brasil é a história da ocupação dos “territórios vazios”. Na época colonial, território vazio era aquele sem a presença dos colonizadores do império Português. Ou dito de outra forma, sem a exploração dos recursos naturais para satisfazer a sede de consumo e lucro das potências européias. Depois da Independência de 1822, os territórios vazios eram aqueles sem a presença e o controle do governo monárquico dos tempos do Império brasileiro (1822-1889).

Quase nada mudou com a República Velha (1889-1930) pois os territórios vazios eram aqueles sem a produção de cana, de borracha, da mineração ou das plantações de café. O modelo econômico primário-exportador usava o território para produzir produtos para atender a demanda de consumo internacional. Uma pessoa que teve papel importante para abrir caminhos nos territórios vazios, desbravando terras, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos do terreno e principalmente estabelecendo relações com os índios do Brasil central foi o Marechal Cândido Rondon, que participou junto com os positivistas da Proclamação da República.

Com a Revolução de 1930, além das áreas exportadoras, os espaços vazios (vazios da poluição e da pegada humana) passaram a ser aqueles que não atendiam a demanda interna. Por exemplo, a cidade de Volta Redonda deixou de ser território vazio ao instalar a Companhia Siderurgica Nacional (CSN) e começar a importar o minério de ferro de Minas Gerais para exportar aço para São Paulo, que por sua vez iria exportar produtos industrializados para o restante do país. O Marechal Rondon se tornou colaborador do governo Getúlio Vargas a quem elogiou, em 1942: “por este conduzir a bandeira política e administrativa da Marcha para o Oeste, visando ao alargamento do povoamento do sertão e de seu aproveitamento agropecuário com fundamentos econômicos mais sólidos e eficientes”.

A Marcha para o Oeste deu diversos frutos no processo de ocupação dos espaços vazios na concepção do “Departamento Nacional de Povoamento”. Em 1933 foi fundada a cidade de Goiânia, mas a ocupação do bioma do Cerrado só se ampliou com a fundação de Brasilia, em 1960, pelo governo Juscelino kubitschek. A migração para as áreas de fronteira das regiões Centro-Oeste e Norte foi um grande movimento populacional que, dentre outras coisas, explica a rápida deterioração do cerrado e da floresta amazônica.

O general Golbery do Couto e Silva escreveu o livro Geopolítica do Brasil, em 1955, e se transformou, depois do golpe de 1964, em um grande estrategista militar brasileiro, defendendo a idéia de acelerar o processo de urbanização e industrialização, além de promover o processo de ocupação dos espaços vazios do Oeste e do Norte, completando a integração econômica de todo o território nacional.

Mas como diria Chico Buarque: “o copo vazio está cheio de ar”. Ou seja, os chamados territórios vazios de atividades econômicas estão na verdade cheios de vida e de biodiversidade. A ideologia da ocupação dos territórios vazios pela população humana na verdade é uma herança do mito do progresso infinito difundido pela corrente dos pensadores positivistas, do qual o Marechal Rondon foi um dos participantes no início da República brasileira.

Durante a maior parte do século XX, o Brasil adotou políticas pro-natalistas para aumentar o número de habitantes e incentivar a ocupação dos territórios vazios de gente (embora cheio de vida não-humana) ou políticas migratórias para ocupar as áreas despovoadas. Esta política de ocupação do território, implantada por mais de 500 anos, tem sido um um desastre para o meio ambiente, provocando a destruição do capital natural e a redução da biocapacidade do país.

Mas, não sem surpresa, o povo cansou destes incentivos e iniciou, por conta própria, um processo de transição para modestos níveis de fecundidade. Isto tem provocado a redução do ritmo de crescimento demográfico e acelerado a transformação da pirâmide populacional rumo ao envelhecimento. Neste contexto, as vozes pro-natalistas já clamam contra o envelhecimento da estrutura etária e uma possível queda da população, argumentando que isto vai enfraquecer a ocupação física do espaço nacional. Já existem pessoas dizendo que o despovoamento de parcelas do território e o aparecimento de vazios populacionais vai enfraquecer a grandeza do país.

Mas esta posição positivista e antropocêntrica desconsidera que um país não é feito só de gente, mas sim da sua riqueza natural e biológica. Além disto, os demais seres vivos deveriam ter direito à vida, mesmo porque a maioria das espécies da flora e fauna brasileira estão aqui no território brasileiro antes da chegada dos seres humanos e, especialmente, antes da chegada dos portugueses que deram o nome ao país.

Portanto, é sempre bom lembrar que o território vazio (de humanos) está cheio de vida e de ar.

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

EcoDebate, 17/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

3 thoughts on “Territórios vazios? artigo de José Eustáquio Diniz Alves

  • Leila Maria Rinaldi Vieira

    Gostei muito da leitura deste artigo de José Eustáquio Diniz Alves , sobre os territórios vazios. Só gostaria de acrescentar a ele, que para mim, muito do que acontece está na irresponsabilidade de atos políticos, que resolvem o atual, sem medir as consequências futuras, das atitudes humanas. Isto deveria fazer parte dos currículos escolares, para que os nossos jovens compreendessem que tudo tem a sua consequência, boa ou má. Nas atitudes individuais que tomamos, só o indivíduo sofre ou bendiz; agora, quanto as sociais, principalmente nas governamentais, que envolve todos, a responsabilidade´precisa ser bem maior e cobrada por todos nós.

  • Em termos de qualidade ambiental, o Brasil lidera o ranking mundial, fornecendo serviços ambientais para todo o mundo, com quase 16% da biocapacidade total e 3% de população mundial. Os países com melhor qualidade de vida ocuparam seu território e destruiram maior parte sua biodiversidade, apresentando uma pegada ecológica superior a capacidade de suporte.
    A questão da ocupação do território nacional por Brasileiros é bastente complexa. Me parece que a tendencia é que seja ocupado pelos estrangeiros, que ali exploram minérios, biodiversidade, água em larga escala, a preços baixos. E os serviços que prestamos nao sao remunerados, ou seja, continuamos como colônia provedora agora de serviços ambientais. A internacionalização da Amazonia é defendida seguidamente pelas grandes potências. 80% de nosso território é composto por Terras Indígenas, Unidades de Conservação, Reserva Legal e Área de Proteção Permanente.
    O excesso de população nao ocorre no Brasil, mas em outros países, que demandam e levam para lá nossas riquezas para continuarem com seu alto padrao de vida.
    Entao, quem deve proteger nosso território somos nós, ou continuaremos a ser eternos fornecedores destes recursos, sem obter os benefícios de sua destruição.
    De fato, complexo.

  • silvana dias coelho

    Faço minhas as palavras de Eloy Fenker.Nascemos fornecedores de riqueza para grandes potências no passado e,no presente vemo-nos nas mãos das grandes empresas,seguindo o mesmo esquema de exploração sem remuneração.
    Os discursos em defesa do meio ambiente incluindo as populações vítimas do avanço irresponsável e até criminoso sobre o espaço são válidos,sem dúvida!
    Porém carece lembrar que o desenvolvimento se dá pela indústria e pelo consumo,ou consumismo atualmente.
    Cabe aqui uma reflexão importante para cada um de nós.Do que você abriria mão em nome da preservação da vida?Do seu carro?Do seu computador?Dos eletro domésticos?Dos alimentos industrializados? ? ? ? ? ?

Fechado para comentários.