EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF/RJ quer que CSN apure contaminação em Volta Redonda

Acidente mostra falha de siderúrgica na prevenção de riscos ambientais

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) recomendou à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que analise o nível de contaminação do solo e das águas subterrâneas de sua usina, de onde vazou óleo nos últimos dias 3 e 6 de agosto. Na época, resíduos tóxicos atingiram o rio Paraíba do Sul, que abastece mais de 12 milhões de pessoas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Após analisar os laudos de vistoria, o MPF concluiu que a CSN precisa de uma completa reformulação da sua política de prevenção a riscos ambientais.

Na recomendação, o procurador da República Rodrigo da Costa Lines cobra que a CSN contrate um estudo de uma auditoria ambiental independente para apurar as condições das tubulações da usina e reformule seu plano de emergência em caso de acidente ambiental. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deverá aprovar o plano e ser imediatamente comunicado de eventuais vazamentos de material químico nos rios.

Segundo o Inea, em agosto, a CSN não comunicou logo os vazamentos – informado por “terceiros” – e alegou ignorar suas causas por ter uma “malha hídrica muito extensa e antiga”. O instituto aplicou multa de R$ 5 milhões pelos dois vazamentos e multa diária durante a violação dos padrões de emissão dos efluentes no rio.

Informe do MPF publicado pelo EcoDebate, 20/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.