EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPT-PR encontra trabalhadores em condições análogas à de escravo no Paraná

Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) encontrou ontem (5/11) cerca de 10 trabalhadores rurais em condições degradantes na cidade de Bituruna, a 300 km de Curitiba. De acordo com o procurador Gláucio Araújo de Oliveira, eles trabalhavam para uma fazenda produtora de erva-mate, em situação “análoga à escravidão”.

Os trabalhadores, que não possuíam registro em carteira, tinham de dormir em barracos plásticos no mato e até no curral da fazenda, sem acesso a banheiro, chuveiro e água potável. Além disso, tinham de comprar os instrumentos utilizados.

“Essa é uma situação corriqueira na região. Fazemos fiscalização, palestras, orientações, mas isso continua a se repetir”, diz Oliveira.

O MPT-PR faz hoje o resgate desses trabalhadores. No sábado, será uma realizada uma audiência com o dono da fazenda, que, de acordo com Oliveira, pode ter de pagar multa por dano moral coletivo.

* Informações da PRT da 9ª Região/Paraná, publicadas pelo EcoDebate, 06/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.