EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Instituto Estadual do Ambiente (Inea), RJ, multa o aeroporto Santos Dumont e interrompe a Rota 2 de pouso

Aeroporto Santos Dumont. Foto Infraero
Aeroporto Santos Dumont. Foto Infraero

O Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, determinou nesta segunda-feira (10/8), multa de R$ 250 mil e a imediata interrupção das atividades operacionais de pouso da rota 2, que só deverá ser usada em situações de emergência. Todas as operações no aeroporto também foram suspensas no período das 22h às 06h.

As deliberações serão mantidas pelo menos até que um estudo ambiental complementar comprove a sustentabilidade das operações naquele percurso. O plano operacional deve considerar dados como o impacto dos níveis de ruído produzidos pelo tráfego de aeronaves, por um período de 15 dias, sobretudo, nos bairros de Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Tereza, Laranjeiras, Flamengo e Morro da Viúva, que estão localizados abaixo da rota 2. Cada bairro deve ser testado em, no mínimo, dois pontos, com prioridade nas áreas residenciais que são as mais sensíveis.

A análise a ser apresentada das curvas de nível de ruído, que considera os diferentes modelos de aeronaves, a predominância de rotas e cabeceiras utilizadas para pouso e decolagem e o número de procedimentos realizados durante o dia e a noite, deve estar de acordo com o estabelecido na Norma (NBR) 1.151, da Resolução Conama no 01/1990. Outro fator a ser considerado é o zoneamento urbano estabelecido pelo município para as respectivas áreas.

O Inea notificará a Agência Nacional de Aviação nesta terça-feira (11/08) para que as determinações entrem em vigor no memor espaço de tempo possível.

* Informe da Secretaria do Ambiente, RJ, publicado pelo EcoDebate, 11/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.