EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Portaria veda uso de tudo o que contenha amianto nas dependências do Ministério da Saúde

Portaria assinada pelo ministro José Gomes Temporão e publicada no Diário Oficial da União de ontem (21) veda ao Ministério da Saúde e aos seus órgãos vinculados o uso e a compra de quaisquer produtos e subprodutos que contenham amianto ou suas fibras na composição.

O amianto ou asbesto é a designação comercial para uma variedade fibrosa de minerais rochosos que produzem um pó aderente às roupas e facilmente inalável. A inalação do produto é considerada extremamente nociva à saúde e pode causar várias doenças pulmonares.

Por isso mesmo, a discussão em torno da extração, uso e comercialização de amianto no Brasil é polêmica, já que é empregado na fabricação de telhas, de caixas d´água, de componentes de freios para veículos, de revestimentos de máquinas e em alguns tipos de plástico.

Estudos da Fundação Getulio Vargas mostram que não há nenhuma alternativa de substituição do produto a curto prazo. Entre as qualidades que o produto oferece à indústria estão a alta resistência mecânica, isolação térmica e sonora, flexibilidade, baixo nível de combustão e durabilidade.

Os procedimentos necessários à aplicação dessa portaria serão regulamentados pelo próprio Ministério da Saúde, enquanto a regulamentação complementar estará a cargo das entidades vinculadas ao ministério.

Reportagem de Christina Machado, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 22/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.