EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Minc manda Ibama ignorar Código Ambiental de Santa Catarina

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reagiu à sanção do Código Ambiental de Santa Catarina, que reduziu a área de proteção de matas ciliares (nas margens dos rios), de 30 para cinco metros. Durante um evento em Brasília, Minc determinou ao Ibama que despreze a lei estadual e anunciou que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra as regras aprovadas pela Assembleia Legislativa. O ministro chegou a ameaçar com prisão quem descumprir a legislação federal.

” O Ibama de Santa Catarina vai fazer valer a lei federal ”

– O Ibama de Santa Catarina vai fazer valer a lei federal. Quem desmatar ou fizer um empreendimento a 10 metros de um rio, que a lei federal diz que tenha que ser preservado, esse empreendimento será embargado e se o responsável insistir será preso, será tratado como um transgressor da lei, um criminoso ambiental – afirmou Minc. Do ClicRBS, Jornal de Santa Catarina, O Globo.

Sem esconder a irritação, o ministro lembrou as recentes enchentes no estado, vinculando as enxurradas a um eventual descumprimento da legislação ambiental.

– Santa Catarina recentemente vivenciou um drama de grande dimensão, que foi a combinação de um evento climático extremo exatamente com desmatamento das margens dos rios e das encostas. Se tinha um estado que não podia aprovar essa lei, que é inconstitucional, é Santa Catarina – disse Minc.

O Ibama catarinense confirmou que seguirá o que o ministro falou.

” As fiscalizações serão mantidas de acordo com as regras federais ”

– As fiscalizações serão mantidas de acordo com as regras federais, por isso é importante que os produtores tenham bom senso e não acatem o novo código – alertou o superintendente do Ibama, Américo Ribeiro Tunes.

Quem descumprir a legislação federal, e for flagrado pelo Ibama, poderá ser autuado, pagar multa e ter a área embargada.

O Código Ambiental de Santa Catarina foi aprovado pela Assembleia Legislativa após dois anos de debates e sancionado na segunda-feira pelo governador.

– Queremos um Brasil novo, capaz de integrar a liderança no mundo. Somos um país continental, de diferenças, de Brasis, de realidades distintas em que é preciso respeitar as peculiaridades de cada Estado – disse o governador Luiz Henrique.

– Estamos dando um exemplo ao Brasil, que precisa ouvir o recado dos Brasis e ver que ele não pode ser governado apenas de Brasília – discursou.

O Código Ambiental de Santa Catarina é criticado por ambientalistas e apoiado por agricultores do estado.

A senadora Kátia Abreu (TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura, acompanhou a assinatura do Código em Santa Catarina e afirmou que é preciso deflagrar um debate nacional sobre a necessidade de que cada um dos 27 estados da federação elaborem uma legislação própria e específica para regular as questões ambientais.

– Faremos um encontro nacional no dia 28 de abril, quando apresentaremos a todos os secretários estaduais do setor agropecuário e ambiental a sugestão de elaboração de um projeto para que cada um dos 27 estados da federação elabore o seu código ambiental – disse.

[EcoDebate, 15/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.