EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Degelo: O atestado de óbito do Ártico está assinado

Cobertura de gelo no Ártico em janeiro de 2009, com  14,8 milhões de quilômetros quadrados. A linha em magenta indica a média, no mês de janeiro, no período de 1979 até 2000. Gráfico do National Snow and Ice Data Center
Cobertura de gelo no Ártico em janeiro de 2009, com 14,8 milhões de quilómetros quadrados. A linha em magenta indica a média, no mês de janeiro, no período de 1979 até 2000. Gráfico do National Snow and Ice Data Center

Nas próximas duas décadas, a região, pelo menos na forma como ela é conhecida hoje, deixará de existir.

Especialistas dizem que o ártico ‘deixará de existir’ em duas décadas. Por causa do aquecimento global, uma reação em cadeia já é percebida todos os anos na região, afirmaram especialistas em ciência polar reunidos ontem em Chicago, na 175ª Reunião Anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência). Nada indica, dizem eles, que se trate de um mero ciclo passageiro. A temperatura na região norte do globo pode aumentar em até 7 C até o meio deste século. Matéria de Eduardo Geraque, da Folha de S.Paulo, 14/02/2009.

“Teremos um verão sem gelo no Ártico em 2030 ou antes disso”, calcula Mark Serreze, da Universidade de Colorado (Boulder). Segundo o pesquisador, o que tem acontecido recentemente em toda a área já pode ser explicado pela ciência.

Enquanto o ar próximo à superfície marinha aquece, causando o derretimento da camada de gelo sobre o mar – e também sobre a terra -, o oceano Atlântico, que também está mais quente, tem jogado esse calor para o norte.

A consequência é que esquenta tanto por cima quanto por baixo, explica Serreze. E isso é que tem causado a diminuição do gelo em toda a região, com números recordes nos últimos verões principalmente.

Com menos gelo, a preocupação com uma certa ocupação da região ártica também deve aumentar, disse Serreze durante sua conferência.

Para ele, pode aumentar não apenas a navegação em toda a área -e nos últimos anos algumas rotas antes bloqueadas por gelo ficaram navegáveis- como a exploração de petróleo. E, sobre isso, também existem vários projetos em curso, principalmente nos Estados Unidos.

Todo cuidado é importante, disse o cientista, porque na verdade o “Ártico está mais quente em todas as estações do ano, não apenas no verão”.

A questão, se passa pelo problema do urso-polar e de toda a fauna, é muito mais ampla que isso, disse Serreze. “Já temos problema de erosão costeira em algumas zonas. Sem gelo, o vento movimenta mais a água.”

Ciclo de carbono

A mudança de comportamento registrada em todo o Ártico é tão crítica, na visão do pesquisador, que o ciclo de carbono também pode ser drasticamente alterado.

Com o calor, a tendência é que toda a matéria orgânica congelada no solo do Ártico libere o carbono para a atmosfera. “Toda a região que antes ficava coberta de gelo está sendo exposta dez dias antes do previsto e ficando sem gelo até nove dias depois do esperado”, disse na conferência Matt Sturm, do Laboratório de Pesquisa e Engenharia de Regiões Frias do Exército dos EUA.

Segundo o especialista, essa alteração tem significados importantes para a tundra ártica, ecossistema formado por uma vegetação bastante rasteira, alimentada principalmente pela água do degelo.

“O que está ocorrendo é um aumento da quantidade de vegetação arbustiva na tundra, por causa do aquecimento”, afirma Sturm. Segundo ele, além dessa mudança de vegetação, existe outra em andamento por motivo idêntico.

A probalidade de uma mesma área da floresta boreal queimar aumentou em mais de 30%, disse o especialista. O resultado dessas queimadas, e do aumento de matéria vegetal sobre toda a região ártica, também vai alterar o ciclo da carbono, segundo Sturm.

O pesquisador, por morar no Alasca, tem também outra preocupação. “Todas essas mudanças afetam o ecossistema, mas também alteram a vida das pessoas que moram no Ártico.” Existem aproximadamente 4 milhões de pessoas que vivem na região hoje.

* Folha de S.Paulo – Ártico “deixará de existir” em duas décadas, diz grupo – 14/02/2009

Nota do EcoDebate: para maiores informações sobre o acelerado degelo ártico sugerimos que acessem o The National Snow and Ice Data Center.

[EcoDebate, 16/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.