EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa identifica que bebidas de soja tem mais sódio do que declaram em seus rótulos

Bebidas à base de soja chegam a ter 20 vezes mais sódio do que o teor declarado em seus rótulos, revela pesquisa feita pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com nove marcas (sabor maçã): AdeS, Batavo, Del Valle, Jandaia, Mais Vita, Purity, Shefa, Sollys e Sufresh. Matéria de Cláudia Collucci, da Folha de S.Paulo.

Das marcas avaliadas, a Batavo e a Del Valle são as que apresentam valores mais conflitantes entre o teor de sódio declarado e o encontrado: informam ter 0 mg de sódio/200 ml da bebida, mas apresentam 29 e 21,8 mg/200 ml, respectivamente.

A Shefa e Jandaia declaram 10 mg de sódio/200 ml e 25 mg de sódio/200 ml, mas os teores encontrados foram de 53,8 mg/200 ml e 46,2 mg/200 ml. Já as marcas AdeS e Sollys declaram teores de sódio superiores aos encontrados.

Para o médico nutrólogo Edson Credidio, a quantidade de sódio na bebida de soja é alta. “Os adultos necessitam de 500 mg [de sódio] por dia. Um copo da bebida chega a ter quase 10% do que necessitamos. E não podemos esquecer todos os alimentos ingeridos durante o dia que também contêm sódio.”

Presente no sal e base para conservantes, o sódio em excesso está ligado à hipertensão arterial e a problemas renais.

Para a técnica de alimentos da Pro Teste, Fernanda Ribeiro, a fato de as empresas não informarem o valor correto de sódio ilude o consumidor, que pensa estar tomando uma bebida sem a substância.

A técnica também alerta que, embora contenham baixos teores de gordura e sejam livres de colesterol, as bebidas à base de soja têm pouca quantidade de cálcio e proteína. “Por isso, elas não substituem o leite.”

Ribeiro se refere especialmente à bebida de soja tradicional (sem adição de frutas e com aspecto leitoso, conhecida como “leite de soja”). Em um copo de 200 ml, a Pro Teste detectou 40 g de cálcio e 4 g de proteína -na mesma quantidade de leite integral, os teores são de 270 g e 6 g.

Nas bebidas de soja sabor maçã, a quantidade de proteína ainda é menor: 1,18 g -menos de 2% das necessidades diárias de um adulto (75 g). “Não é que as bebidas sejam ruins, mas os consumidores precisam incorporar à dieta outros alimentos ricos em proteínas e cálcio.”

A nutricionista Elaine Martins Bento, vice-presidente da Apan (Associação Paulista de Nutrição), sugere o consumo de alimentos com proteína isolada de soja, que contêm mais proteína, isoflavona e cálcio, quando comparados àqueles que têm só o extrato de soja.

Vários estudos apontam a soja como um alimento benéfico à saúde. Controla os níveis de colesterol, regula as taxas de glicose e ajuda na prevenção da osteoporose e do câncer.

Bento diz que, mesmo considerando as diferenças nutricionais em relação ao leite de vaca, a bebida de soja é uma boa alternativa às pessoas com intolerância à lactose, por exemplo. “É altamente digestiva e pode ser uma opção aos indivíduos com problemas gástricos. Sem contar que o “leite de soja”, por ser de origem vegetal, não tem colesterol”, diz a nutricionista.

A Pro Teste encontrou uma grande variação do teor de frutas nas bebidas analisadas. Algumas marcas chegam a ter 40% de frutas, enquanto outras têm taxas abaixo de 15%. A bebida não é tida como suco -cuja legislação exige a presença, ao menos, de 50% de fruta.

Outra questão levantada pela Pro Teste é o fato de uma das marcas (AdeS) publicar na embalagem a frase “menos calorias”, mas, para isso, substituiu o açúcar por edulcorantes (adoçantes usados em bebidas light e diet), que não seriam indicados para crianças e gestantes. A informação consta no rótulo.

Resultados são contestados por empresas de bebidas de soja

As marcas Del Valle e Batavo contestam os teores de sódio encontrados pela Pro Teste. A Del Valle diz que fará novas análises e, se preciso, mudará o rótulo.

Por norma da Anvisa, quando o valor de sódio é inferior ou igual a 5 mg por porção de 200 ml, as empresas podem rotular zero.

A Perdigão Agroindustrial, dona da marca Batavo, alega que, de acordo com a área de controle de qualidade, sua bebida de soja apresenta teor de sódio abaixo de 5 mg.

A marca Shefa informa que a diferença entre o teor de sódio indicado no rótulo e o encontrado pela Pro Teste ocorreu por erro na confecção da embalagem, o que já foi corrigido. Quanto aos teores de fruta, informa que a matéria-prima é sazonal e, por isso, há variação.

Sobre a quantidade de cálcio, a Perdigão também entende que houve equívoco em relação aos valores medidos da substância. “Batavo Naturis Soja Original e Batavo Naturis Soja Light possuem 240 mg por 200 ml de produto, valor equivalente à média de cálcio encontrada nos principais leites integrais.” A Pro Teste alega ter laudos laboratoriais que comprovam os valores de cálcio encontrados no teste.

Em relação ao uso de edulcorante, a Unilever –que detém a marca AdeS– diz que diminuiu a quantidade de açúcar para melhorar o perfil nutricional, mas, para não abrir mão do sabor, utiliza o edulcorante sucralose, de origem natural. A substância é aprovada no Brasil.

A empresa informa que cada copo de 200 ml da linha AdeS Original tem entre 20 mg e 30 mg de cálcio. “O produto, porém, não é indicado como substituto do leite.”

A Nestlé também diz que a bebida Sollys frutas não visa à substituição do leite. “O produto contém 2,1 g de proteína de soja por copo. Quanto ao sódio, o percentual está declarado na embalagem.”

As marcas Jandaia e Sufresh informaram que seus produtos seguem os parâmetros exigidos pela legislação. A Folha tentou falar com a marca Purity, mas não teve retorno. A marca Mais Vita foi eleita pela Pro Teste a “melhor escolha”.

* Matérias “Bebida de soja tem mais sódio do que diz” e “Resultados são contestados por empresas de bebidas de soja“, da Folha de S.Paulo, na Folha Online, 07/02/2009.

[EcoDebate, 09/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.