EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Editorial

A água é um direito humano fundamental, por Henrique Cortez

água

[EcoDebate] Durante milênios, a água foi bem comum e direito fundamental a todos os seres vivos… até que o modelo consumista e predador da civilização contemporânea decidiu que apenas os que podem pagar têm acesso à água. De bem comum a água tornou-se commodity e instrumento de domínio: quem controla nascentes e mananciais controla a vida!

A escalada da privatização das fontes de água em escala mundial é uma das questões mais cruciais a pesar sobre o destino da humanidade. Os colossais interesses privados – com apoio explícito ou velado dos governantes de plantão – já se apropriam “legalmente” dos estoques de água doce via projetos estratégicos cristalizados em barragens, transposições duvidosas, redirecionamentos de bacias hidrográficas, construção de hidrovias, privatização de mananciais…

Não bastasse a cobiça do “mercado” a agudizar a exclusão social, as águas do planeta também são vítimas de degradação qualitativa via despejos de rejeitos não tratados que comprometem sua potabilidade. A insegurança hídrica é uma realidade: 1,2 bilhão de indivíduos não tem água de qualidade para beber e 2,5 bilhões são desprovidos de saneamento básico.

Neste século de hidronegócio e de água virtual, a seiva da vida também alimenta fortemente a indústria da corrupção. Como se não bastasse, já é consenso que grande parte dos conflitos políticos e sociais no presente e no futuro próximo deixará de ter como causa o petróleo e será provocado pelas disputas em torno da água doce, cujos estoques diminuem dramaticamente. É tempo de se dar um basta à exclusão hídrica. A água tem de voltar a ser de todos.

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate, com edição de Hélio Carneiro, da Revista Cidadania & Meio Ambiente, 06/02/2009]

batendo bumbo...

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “A água é um direito humano fundamental, por Henrique Cortez

  • Se a consciência coletiva se comportasse como a equipe do Ecodebate teríamos um país mais sério e preocupado com sua SOBERANIA,enquanto espoliado por multinacionais predadoras dos aquiferos de águas do Brasil.Trabalho sério o de vocês e merece nosso respeito.

Fechado para comentários.