EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Câncer pode se tornar maior causa de morte do mundo

Doença deve ultrapassar problemas cardíacos já nos próximos meses; em 2008 foram notificados 12 milhões de novos casos.

As Nações Unidas comemoram, neste 4 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da prevenção e tratamento da doença. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, até 2010 a doença deverá se tornar a causa morte número 1 do mundo ultrapassando os óbitos gerados por problemas cardíacos.

Tabaco

No ano passado, foram notificados 12 milhões de novos casos de câncer. O uso de tabaco é o maior fator de risco para o surgimento da doença.

Cerca de 70% das mortes ocorrem nos países em desenvolvimento.

A especialista da Organização Mundial da Saúde, Maria Paula Curado, disse à Rádio ONU, de Paris, que os casos de câncer variam de acordo com o estilo de vida até mesmo dentro de um só país.

Migração

“No Brasil, no nordeste, o câncer uterino é mais comum. Ele está ligado à infecção por HPV. Já no sul, a migração mais européia leva a outro estilo de vida. A mulher fuma, tem menos filhos, e a incidência de câncer de mama é muito alta. Por outro lado, o câncer de pulmão está aumentando mais no sul do país, e nas áreas mais desenvolvidas da América Latina, do que nas regiões mais pobres”, disse.

Segundo a OMS, se não for tomada nenhuma ação de prevenção, 84 milhões de pessoas poderão morrer nos próximos 10 anos de câncer.

Mais de 40% dos casos são evitáveis e alguns dos tipos mais comuns como câncer de mama, de cólon e cervical são curáveis, se descobertos a tempo.

Matéria de Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York, publicada pelo EcoDebate, 05/02/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.