EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas e fitopatologia

A revista Scientia Agricola acaba de lançar um número especial com 15 artigos dedicados ao tema “Agrometeorologia e doenças de plantas”.

O periódico, que é o órgão oficial de divulgação científica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), é indexado nas bases Web of Science e SciELO, onde os artigos podem ser acessados gratuitamente.

De acordo com os editores, o tema está relacionado com a influência do clima na ocorrência e proliferação de doenças de plantas. Os estudos na área trazem vantagens para determinar o potencial de ocorrência dessas doenças em larga escala para condições atuais ou sob diferentes cenários de mudanças climáticas.

A edição especial apresenta estudos originais, notas e revisões sobre a agrometeorologia e doenças de plantas, mostra que essa abordagem é parte dos sistemas de gestão de pestes e doenças de diversos países e se tornou um elemento essencial para a sustentabilidade agrícola.

Os artigos apresentam a contribuição de pesquisadores do Brasil, Canadá, Holanda, Itália, Estados Unidos e Venezuela, apresentando uma série de informações que mostram o estado atual do conhecimento sobre a interação entre a agrometeorologia e a fitopatologia.

Para ler os artigos da edição especial da revista Scientia Agricola sobre Agrometeorologia e doenças de plantas, disponíveis na biblioteca on-line SciELO (Bireme/FAPESP), clique aqui.

* Matéria da Agência Fapesp, publicada pelo EcoDebate, 04/02/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.