EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Vazamento radioativo atinge o rio Ottawa, o mais importante do Canadá, por Henrique Cortez

Chalk River Laboratories, foto do The Canadian National Newspaper
Chalk River Laboratories, foto do The Canadian National Newspaper

[EcoDebate] Notícia publicada no The Canadian National Newspaper, de 01/02/2009, informa o vazamento de 7 mil litros de água radioativa, potencialmente carcinogênica, no rio Ottawa, o mais importante do Canadá.

O vazamento ocorreu no Canadian Chalk River Laboratories, um reator estatal de pesquisas.

Neste caso, em especial, está o vazamento para um rio que é fonte de abastecimento de água para milhões de canadenses. E, como parece ser o procedimento padrão na indústria nuclear mundial, a população só foi informada vários dias após a ocorrência do vazamento.

De acordo com o jornal, a Canadian Nuclear Safety Commission só foi comunicada 4 dias após o acidente e, mesmo assim, originalmente a comunicação informava um vazamento 5 vezes menor do que realmente aconteceu.

No dia 5/12/2008 ocorreu um vazamento de tritium, contaminando a atmosfera, mas, de acordo com as autoridades, não ofereceria riscos aos trabalhadores e à população do entorno.

O laboratório, em operação desde 1958, é tido como o local com maior contaminação radioativa do Canadá. Ele foi criado com objetivos militares, como parte de um programa conjunto entre Canadá e EUA, iniciado em 1944.

De acordo com a matéria, reconhecendo a contaminação da área do reator, o Atomic Energy of Canada Limited (AECL), estatal responsável pelo reator, propõe descontaminar a área do Chalk River Laboratories, ao longo dos próximos 300 anos, ao custo de US$ 2,6 bilhões.

No último ano, a quantidade de acidentes nucleares, ou incidentes como prefere a indústria nuclear, demonstra que a segurança operacional nas instalações nucleares é um problema séri0, a ser avaliado com muito cuidado e que o pétreo argumento da indústria de que a energia nuclear é segura não passa de um mito.

A grande mídia prefere ignorar ou omitir os acidentes nucleares. No Ecodebate, no entanto, preferimos informar e notíciar sempre que um acidente/incidente chega ao nosso conhecimento. Para uma real percepção do tamanho real do problema de segurança sugerimos uma visita à nossa tag “acidente nuclear“.

Também fica reafirmado que o descomissionamento de uma instalação nuclear, e sua consequente descontaminação, é um processo caro e muito demorado que, de uma forma ou de outra, será pago pelo contribuinte.

Para acessarem a matéria “Breaking News: Radioactive water from Nuclear Plant contaminates Ottawa River“, do The Canadian National Newspaper, de 01/02/2009, no original, em inglês, cliquem aqui.

(trackback)

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate, 02/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.